Festa de Santo Amaro acontece neste sábado com missas e retorno da Cavalhada
Matheus Berriel - Atualizado em 13/01/2022 19:10
Festa de Santo Amaro
Festa de Santo Amaro / Divulgação - Supcom
Mais tradicional evento da Baixada Campista, com 289 anos de realização, a Festa de Santo Amaro chega ao ápice neste sábado (15), quando é comemorado o padroeiro do distrito homônimo. Além da romaria dos fiéis que percorrem os mais de 30 quilômetros do Caminho de Santo Amaro, desde a meia-noite acontecem missas, com outras marcadas para 1h30, 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h. A das 11h será presidida pelo bispo titular da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz. A partir das 15h, haverá o retorno da Cavalhada, que não aconteceu no ano passado devido à pandemia da Covid-19. Uma corrida de rua está marcada para as 8h, realizada pela Fundação Municipal de Esportes, com presença do medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima. Em Campos, está aberta desde quinta-feira (13), no Museu Histórico, a exposição “A fé não costuma falhar”, com imagens em cera, peças, fotos e quadros que retratam a tradicional celebração do santo. A visitação acontece mediante agendamento prévio pelo telefone (22) 98179-4455.
A Festa de Santo Amaro é um legado dos monges beneditinos, presentes na região desde 1648, com a chegada do Frei Fernando de São Bento. Tradição, fé e cultura se misturam na realização da Cavalhada, espetáculo sócio-cultural-religioso que representa os antigos embates entre mouros e cristãos, funcionando como objeto de reflexão da importância do diálogo inter-religioso.
— A Cavalhada é uma memória de uma tradição, que reúne valores da arte, do esporte, da colaboração e da fé — disse Dom Roberto Francisco. — A Cavalhada de Santo Amaro é uma cavalhada religiosa, e por isso mesmo uma festa coletiva, que redunda em dar um objetivo a toda uma comunidade. Agora, ainda saindo de uma pandemia, estamos recuperando o ser comunitário. A comunidade precisa de associações, precisa justamente de movimentos como a Cavalhada, que passem para as futuras gerações a alegria de trabalhar pelos outros e de construir coisas que passem pela prova do tempo, que se tornem eternas pelo amor que a gente coloca nelas — pontuou o bispo diocesano.
Em reunião no início da semana entre o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde de Campos, Charbell Kury, e representantes de órgãos ligados à cultura e ao esporte, foram traçados protocolos de segurança para a Festa de Santo Amaro e eventos no Farol de São Thomé durante o verão. No caso específico deste sábado, foi sugerida a instalação, ainda não confirmada, de telões nas imediações da Igreja de Santo Amaro, para que as pessoas possam acompanhar as missas, reduzindo o número de fiéis com acesso ao interior do templo. Será exigido comprovante de vacinação com pelo menos duas doses da vacina contra a Covid-19 para assistir às celebrações. No caso específico da Cavalhada, Charbell orientou diálogo com a Guarda Civil Municipal e o Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) sobre a possibilidade de se criar cinturões com guarda-corpo, a fim de limitar o número de pessoas no local.
— É primordial que as pessoas continuem usando máscaras e mantenham o distanciamento social — disse a assessora chefe da Vigilância Sanitária de Campos, Vera Cardoso de Melo, que participou da reunião de forma virtual. Presencialmente, também estiveram a subsecretária de Turismo, Patrícia Cordeiro; a vice-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Fernanda Campos; a gerente do Sesc Campos, Débora Magalhães; e duas representantes do Departamento de Vigilância Sanitária.
Segundo a Diocese, os cavaleiros estarão usando máscaras durante a apresentação.
Grussaí — Santo Amaro também é comemorado no distrito de Grussaí, em São João da Barra, onde acontecem missas neste sábado, às 8h, 10h e 19h. Na da noite, a celebração será realizada por Dom Roberto Francisco. Também estão previstos passeio ciclístico, às 9h, e carreata, às 16h.
Cavalhada de Santo Amaro
Cavalhada de Santo Amaro / Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS