Estudantes de Letras do IFF produzem podcast literário sobre obras brasileiras
03/01/2022 18:24 - Atualizado em 10/01/2022 18:56
Projeto analisa textos de Nelson Rodrigues, Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Conceição Evaristo e Rubem Fonseca
Projeto analisa textos de Nelson Rodrigues, Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Conceição Evaristo e Rubem Fonseca / Fotos: Divulgação
Estudantes do terceiro período do curso de Letras do Instituto Federal Fluminense (IFF) no campus Campos Centro produziram e lançaram uma série de resenhas literárias, em formato de podcast, sobre obras brasileiras. O trabalho é fruto da disciplina Leitura e Produção Textual II, ministrada pelo professor Thiago Eugênio Loredo Bretta, e traz análises de contos e autores renomados, como Guimarães Rosa, Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Rubem Fonseca, Nelson Rodrigues e Conceição Evaristo. O podcast “Literantes” é composto por seis episódios, todos disponíveis gratuitamente na plataforma Anchor (anchor.fm/literantes).
De acordo com Thiago Eugênio, os contos escolhidos para o trabalho foram publicados entre os séculos XIX e XX. Para realizar a atividade com os alunos, o professor conta que optou pela sequência didática, uma metodologia específica que visa à produção conjunta de um gênero textual.
— No nosso caso, o gênero textual foi o podcast de resenhas literárias. Também chamada de projeto de comunicação, a sequência didática é composta por várias etapas ou módulos, em que os alunos são convidados a refletir, analisar e produzir o gênero em questão. Essa metodologia é bastante difundida em aulas de produção textual que concebem o escrever como uma prática processual, cujo produto deve servir não apenas à correção do professor, mas ao compartilhamento social do objeto da escrita — explica Thiago.
De acordo com o professor, o projeto foi desenvolvido ao longo do semestre letivo. Para a produção do “Literantes”, os alunos também se dedicaram a compreender, a partir de seminários e pesquisas acadêmicas, o uso de podcasts como ferramenta pedagógica. A escolha dos contos para a produção dos episódios foi feita pelos próprios estudantes.
— Eles tinham que selecionar três contos e precisavam buscar algum elemento que proporcionasse um diálogo entre esses contos, fosse um tema específico, um autor, uma época literária, um estilo. A partir daí, eles puderam encaminhar os comentários e produzir, de fato, as resenhas. No podcast, mais do que uma conversa, os alunos foram orientados a fazer resenhas, comentários, análises críticas sobre esses contos — enfatiza Thiago Eugênio.
Na visão do professor, o trabalho foi considerado, e por isso será indicado para publicação.
— Esse podcast traz um repertório de contos muito rico e que pode interessar a quem quiser mergulhar um pouco na literatura brasileira. Ouvir esses episódios pode proporcionar aos ouvintes, sejam do curso de Letras ou qualquer pessoa interessada em literatura, o conhecimento sobre esses autores e seus textos — garante.
Participaram do projeto “Literantes” os alunos Sara Rodrigues, Daniel Barbosa, Paulo Cesar Chaves, Lívia Ferreira, Ana Luiza, Daiana Alves, Gabriela Ferreira, Giovanna Barros, Maria Fernanda Guedes, Amanda Reis, Laura Gonçalves, Lílian Coutinho, Nicole Azevedo, Samuel Gomes, Winston Sebastian, Daniela Lopes, Esthefany Letícia, Gabriel Andrade, Késia Costa, Lisângela de Fátima, Raiza Sales, Maria Fernanda Bath, Paulo Cesar Cassiano, Poliana Karen, Savana Rocha e Tayane Caldas, Evailde de Jesus, Gabriel Merendaz, Luciano Francisco, Murilo de Abreu e Vanessa Ferreli.
Entre os textos abordados, estão as obras “Sorôco, sua mãe e sua filha”, de Guimarães Rosa; “Pai contra Mãe”, “A cartomante” e “O espelho”, de Machado de Assis; “Passeio noturno I”, “O outro”, “Conto do amor”, “Deus e o Diabo”, O brinco de pérola” e “Livro de ocorrências”, de Rubem Fonseca; “Beira Rio”, de Carlos Drummond de Andrade; “Excesso de trabalho”, de Nelson Rodrigues; e “Maria”, de Conceição Evaristo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS