Theo e Helena lideram ranking mais uma vez
29/12/2021 09:29 - Atualizado em 29/12/2021 12:23
Nomes simples, curtos e bíblicos estão na moda em 2021. Essa foi a tendência observada pelos Cartórios de Registro Civil de Campos dos Goytacazes, responsáveis por registrar os nascimentos dos quase 8 mil bebês neste ano. Embora pelo segundo ano consecutivo Theo, com 129 registros entre os homens, e Helena, com 95 entre as mulheres, sigam na liderança entre os mais escolhidos, um novo rol de preferidos começa a se destacar na nova geração de brasileirinhos.
É o caso de Lavínia, que em 2018 não figurava na lista dos 50 nomes mais escolhidos e, em 2020, passou a ocupar a 40ª posição da lista oficial dos cartórios campistas, enquanto em 2021 ficou perto dos 10 nomes mais escolhidos entre as meninas, ocupando a 11ª posição. O mesmo se aplica a Ravi, que não aparecia no ranking dos 50 nomes mais registrados em 2019 e nem em 2020, e surgiu em 11º lugar em 2021. No ranking do “TOP 10”, Gael superou seus concorrentes Arthur e Miguel e se firmou na segunda colocação. Novas tendências como Heitor, Lorenzo e Pietro começam a aparecer na lista dos 50 mais entre os meninos.
Entre as mulheres se observa o aparecimento de nomes como Antonella e Agatha despontando na lista dos 50 mais. Preferência entre os campistas, Helena segue à frente entre os mais escolhidos, seguido por Alice, Liz e Maite. Despontando como novidades, os dados apontam como tendência nomes femininos como Aylla, Isis e Eloa.
Os dados completos catalogados pelos cartórios brasileiros integram o Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), que reúne a base de dados de nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelas unidades presentes em todas as 5.570 cidades brasileiras. Na plataforma é possível realizar buscas ano a ano em todo o território nacional, em regiões, estados e municípios, possibilitando ainda recortes por nomes simples e compostos.
— O ranking dos nomes mais registrados mostra importantes variações em sua trajetória, tendências culturais de dentro e de fora do país. A escolha por nomes bíblicos, por sua vez, possa ter relação com o período difícil pelo qual passamos em relação à Covid-19. Talvez muitos pais tenham acentuado seus desejos de esperança em dias melhores no significado dos nomes de seus filhos — avalia Humberto Monteiro Costa, presidente da Arpen/RJ.
Os dados de Campos foram atualizados na última segunda-feira, 27 de dezembro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS