Ethmar Filho - Natal Coral do Aniversariante
22/12/2021 22:36 - Atualizado em 22/12/2021 22:37
Nesta quinta-feira, dia 23 de dezembro, retomamos, depois de um período de quatro anos, o Projeto NATAL CORAL, que exibimos, na praça São Salvador, já há 24 anos, onde os corais da cidade se encontram, no Natal, e dessa vez com quatro orquestras e dois corais interpretando canções natalinas e um repertório variado também. O Natal Coral nasceu com o Coral Municipal Infanto-Juvenil, que regi e dirigi pelo mesmo período, no imaginário deles, que sempre tiveram uma relação bastante amorosa com o dia do nascimento de Jesus Cristo.
O Natal, na minha casa, desde pequeno, sempre foi comemorado com muita música e cânticos. Meu pai era maestro e violonista e fazia questão de Natais alegres e musicais. Meus irmãos, Marquinho de Paquetá, o Doutor Mauro de Andrade e o Erino Guilherme, adoravam todo esse movimento e as festas de final de ano. O maestro Ethmar Vieira de Andrade Pai era casado com uma cantora, Noemi Cavalcante (minha madrasta), conhecida e famosa por ter formado, com Herivelto Martins e Nilo Chagas, a segunda versão do famoso TRIO DE OURO, substituindo Dalva de Oliveira, entre 1950 e 1952. Ela era muito alegre e gostava de cantar, acompanhada do violão do meu pai. Esse amor pelo Natal nunca me abandonou e sempre se estendeu aos meus tios. Quando fundei o Coral Municipal, além de gravarmos o Hino Oficial de Campos, gravamos um CD com músicas de Natal que compus para as TVs Norte Fluminense, Record e Alto Litoral. As crianças adoraram as músicas e propuseram fazer um CD. Ficou muito bonito e toca até hoje. Será tocado lá, no NATAL CORAL, neste dia 23.
A centenária Lira de Apolo, regida pelo famoso e querido Ricardinho, vai abrir o espetáculo, um pouco antes, às 16h. Logo depois, sob a regência de Ésio Ribeiro, irá se apresentar a também centenária Lira Conspiradora. Em seguida, a Banda da Guarda Municipal, regida por Rafael Almeida. Depois da banda da Guarda, o público vai ter a oportunidade de ver um trabalho tão belo quanto todos os outros, mas com um diferencial: adolescentes tocando instrumentos de sopro (saxofones verdadeiros), como “gente grande” que, com certeza, eles são. Todos irão ver a oficina de música do 8º Batalhão de Polícia Militar, regida e coordenada por Edward da Silva Soares. Um trabalho belíssimo, feito pelo Edward e pela corporação, com crianças e adolescentes para lá de especiais. O baterista, de 10 anos, quase que escondido atrás do instrumento, toca divinamente, com um ritmo pouco visto em adultos. A musicista que toca o sax contralto improvisa no jazz de forma muito técnica; verão.
Em seguida, vai se apresentar o Coral Inspirart, coral evangélico de muita qualidade vocal, regido pelo experiente Jader Bernardes de Oliveira Lima, e, logo em seguida, fechando o evento, sob a regência do Sidney Ribeiro de Oliveira, o Coral Wagner, tradicional e afinadíssimo grupo vocal de 50 componentes coralistas, incluindo crianças e adolescentes. Um espetáculo inesquecível, promovido pela Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, governo Wladimir Garotinho, através da sua secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, muito bem gerida pelo Marcelo Mérida e com o apoio luxuoso da Inter TV.
Leitores queridos, não percam esse espetáculo natalino que vai entrar novamente para o calendário anual da cidade, com a marca da competência, do bom gosto e do profissionalismo de coralistas, músicos, regentes, mestres de cerimônias, operadores de som, de luz e diretores artísticos. O cenário será nada menos do que a nossa lindíssima praça São Salvador, com a Catedral iluminada ao fundo. Em outubro, se Deus quiser, e Ele quer, poderemos fazer o 9º Encontro de Coros, no palco do Trianon, com os 22 corais ativos da cidade, sob os auspícios da ausência dessa desprestigiosa pandemia, que nos assolou e assustou durante quase dois anos (ainda é necessário manter os cuidados). Lamentamos profundamente as nossas perdas humanas, de amigos e conhecidos, com seus parentes e amigos também, que muito doeram em nossos corações e mentes. Vida que segue com música, corais, orquestras, bandas e a comemoração do aniversariante do dia 25. Aquele que um dia nos disse: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Parabéns, My Lord, pelos 2021 anos! Que 2022 seja tão abençoado quanto todos os outros! Feliz Natal, Natal Coral!
Maestro Ethmar Filho – Mestre em Cognição e Linguagem, regente de corais e de orquestras sinfônicas há 25 anos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS