Wladimir confirma Juninho Virgílio no Governo e cria pasta para Suledil
05/07/2021 21:52 - Atualizado em 06/07/2021 16:57
Wladimir e Juninho Virgílio
Wladimir e Juninho Virgílio / Redes Sociais
O prefeito Wladimir Garotinho (PSD) nomeou, nesta segunda-feira (05), o vereador Juninho Virgílio (Pros) como secretário de Governo. A expectativa era de que a nomeação acontecesse na última semana, mas a entrada de Virgílio no lugar de Suledil Bernardino só foi concretizada após a reunião de prestação de contas dos 180 dias da gestão, na qual o professor fez parte da mesa de apresentação dos dados. Ele, agora, vai atuar na nova secretaria de Casa Civil do município. Para criação dos cargos comissionados da pasta, foram anulados alguns dentro da estrutura administrativa, para, segundo articuladores do governo, evitar aumento de despesas, comprometendo o Termo de Ajuste de Gestão (TAG) em andamento com o Tribunal de Cantas do Estado (TCE). Com a saída de Juninho da Câmara, quem assume a vaga é Edson Batista (Pros). Aliado antigo dos Garotinho, ele já presidiu a Câmara na época em que Rosinha (Pros) foi prefeita.
A missão de Juninho é fazer a política de rua, para além do gabinete, e a interlocução do governo com a Câmara. A relação com o Legislativo passou a ficar desgastada na votação do pacote de medidas enviado pelo prefeito Wladimir. Embora 12 dos 13 projetos tenham sido aprovados, a base perdeu a maioria absoluta na votação sobre o Código Tributário. Sem a presença de Suledil constantemente nesse jogo, teria assumido a articulação o atual presidente da Câmara, Fábio Ribeiro (PSD). Fábio e Juninho têm temperamentos bem distintos. Virgílio tem uma postura mais incisiva e assumiria de vez toda articulação do governo com os vereadores — não substituindo Fábio, mas cobrindo uma lacuna que havia sido deixado aberta por Suledil. O professor continuará no governo com uma função mais técnica, fazendo a interlocução entre as secretarias à frente da Casa Civil, que terá dentro da sua estrutura a subsecretaria de Comunicação.
A confirmação era aguardada ainda na segunda, em edição suplementar do Diário Oficial. A edição saiu, com as novas estruturas das pastas de Governo e Casa Civil, mas sem os nomes que iriam ficar à frente delas — que foram confirmados pelo prefeito Wladimir Garotinho (PSD) nas redes sociais. O DO trouxe, ainda, várias portarias de cargos comissionados em diversos setores, com muitos nomes ligados a vereadores da base governista. Na Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), por exemplo, foi confirmado o nome de Fabiano de Paula na presidência. Inicialmente, ele foi indicado com vice, mas nos bastidores já era dado como certo que subiria de cargo.
Nesta terça-feira (6), em edição suplementar do DO, Juninho e Suledil tiveram as nomeações confirmadas.(Atualizado na terça, às 16h57

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]