Alta procura traz dificuldade para a vacinação contra a gripe em Campos
Ícaro Abreu Barbosa 21/05/2021 14:19 - Atualizado em 21/05/2021 14:28
Enquanto a vacinação contra a Covid-19 passou a fluir na cidade, principalmente após o reabastecimento da 2ª dose da CoronaVac, o grande problema e causa de reclamações vem sendo a respeito da vacinação contra a gripe, H1N1, que aconteceu, nesta sexta-feira (21), em 13 postos diferentes pelo município.
Entre o grupo que hoje pode se vacinar contra a gripe, estão: Gestantes, puérperas, crianças, idosos, professores e profissionais da saúde. 
De acordo com a professora e presidente do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação de Campos (Sepe-Campos), Graciete Nunes, os problemas de organização da campanha de vacinação contra a gripe vem acontecendo desde a última sexta e, após muita insistência, ela só conseguiu tomar a vacina em Santo Amaro, na última quarta-feira (19). 
- Tomei a primeira dose da AstraZeneca e fiquei ansiosa para passar os 14 dias e tomar a vacina de prevenção à H1N1, como faço há muitos anos. Essa campanha de vacinação sempre foi muito tranquila e, apesar da vacinação contra a Covid-19, é estranho a limitação de postos de atendimento para a H1N1 - contou Graciete. 
"A primeira tentativa (de tomar a vacina) foi no shopping Boulevard numa sexta-feira. Quando cheguei fui avisada de que teriam acabado as doses. Fiquei chateada", narrou, continuando: "Na segunda-feira seguinte, fui no Posto da Baleeira bem cedo e não tinha a vacina. Desisti de retornar aos mesmos postos de atendimento e ao ser informada que uma amiga tinha conseguido se vacinar tranquilamente no Posto em Santo Amaro, combinei com 3 amigas para ir até lá quarta-feira (19) pela manhã e finalmente conseguimos ser vacinadas".
- Não é compreensível essa situação (de postos apenas em locais mais distantes), já que o município conta com UBS em bairros centrais como no Turf, no Jockey, na Penha. Eles (Prefeitura de Campos) deveriam estar preparados para atender ao público alvo da vacina H1N1 - concluiu a professora e diretora do Sepe-Campos.  
No Shopping Boulevard, outras pessoas, como o aposentado Leandro Rodrigues, de 72 anos, confirmaram as dificuldades sofridas pela população: "Estou tentando pelo segundo dia e está sendo assim; ou não tem a vacina ou tem que chegar bem cedo para apanhar uma senha. Falta organização da prefeitura". 
Em discussão levantada no grupo de Whatsapp Opiniões e Folha no Ar, o Dr. Charbell Kury, subsecretário de Atenção Básica e Vigilância Sanitária, fez seus contrapontos e redarguiu algumas queixas - deixando claro que ajustes e aprimoramentos serão feitos no sistema do programa de vacinação contra a influenza:
- Agradeço os comentários que serão úteis para aperfeiçoar o processo de vacinação que pela primeira vez está dividido entre diversas campanhas simultâneas com vacinas diferentes. Dois pontos são importantes: primeiro, para não confundir a pessoa que vai se vacinar, separamos postos para gripe e outros para Covid. Segundo, se a vacina da gripe está com fila e dificuldade de procura, o vacinador aqui comemora….desde 2010, quando começou a campanha nacional contra o H1N1, nunca vi tanta vontade da população em vacinar para gripe. Ano após ano as vacinas eram descartadas nos anos subsequentes por baixo uso. E agora só alegria. O cometa Covid passou e retirou a vacina da gripe do ostracismo. Com a abertura de novas unidades estamos aprimorando a gripe para mais pessoas receberem. Aguardem novidades na próxima semana - disse. 
Fotos: Genilson Pessanha

ÚLTIMAS NOTÍCIAS