Campos participa do Pint of Science pela quarta vez consecutiva
18/05/2021 16:43 - Atualizado em 18/05/2021 16:43
Logo do Pint of Science
Logo do Pint of Science / Divulgação
Assim como em 2020, está acontecendo on-line, em virtude da pandemia da Covid-19, o Pint of Science, evento internacional que tem como objetivo compartilhar desenvolvimentos científicos. Campos participa pelo quarto ano consecutivo e está com programação própria desde a última segunda-feira (17). Nesta quarta (19), a agenda será fechada com uma palestra abordando ciência cidadã e duas mesas temáticas: uma sobre mudança de paradigma da atuação feminina nas áreas de saúde, ciência e política, e a outra sobre a fome na pandemia. As transmissões acontecem no canal de YouTube “Ciência pra gente”, às 10h, 14h e 19h, respectivamente.
— Cada um na sua casa, como prevê o protocolo de uma pandemia. Assim, estaremos brindando à ciência, que reafirmou sua importância para a humanidade nos últimos meses, com toda segurança — disse a coordenadora local do Pint of Science, Aline Intorne, professora do Centro de Biociências e Biotecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). — A gente fecha o evento nesta quarta com chave de ouro, falando sobre cidadania, década do oceano, fome, pandemia e representatividade na política — pontuou.
Uma das debatedoras desta quarta-feira, a partir das 19h, será a especialista Érica Terezinha Vieira de Almeida, assistente social e professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos. Junto ao professor Jurandi Gonçalves de Oliveira, da Uenf, e da bióloga Érica Santana Siqueira, autora do projeto Bio-horta e gestora do perfil de Instagram @biocultivar.bio, ela vai abordar o agravamento da fome no Brasil nos últimos anos, especialmente durante a pandemia.
— Houve um avanço avassalador no país, atingindo níveis até então inéditos ou que o Brasil já tinha deixado para trás. Vamos conversar um pouco sobre os vínculos da insegurança alimentar e da fome com o avanço do contexto de desemprego, de extrema pobreza, e também com a desconstrução de políticas públicas que foram efetivadas, sobretudo de 2003 a 2015, que não só reduziram a pobreza extrema e a fome, como tiraram o país do mapa da fome, onde nós entramos novamente, com os dois pés, com taxas extremamente assustadoras — lamentou Érica Terezinha.
Na atração das 10h, sobre “ciência cidadã e a nossa costa”, o palestrante será o biólogo Pedro Paulo Belga de Souza, fundador da ONG Guardiões do Mar. Já na das 14h, haverá uma conversa sobre a presença da mulher na saúde, na ciência e na política, tendo como participantes a presidente da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose, Ethel Maciel; a professora Eugenia Zandonà, adjunta no Departamento de Ecologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj); e a jornalista Thais Bilenky, repórter na revista Piauí e ex-correspondente da Folha de São Paulo em Nova York.
— É um olhar diferenciado para a produção de pesquisas que tenham esse recorte de gênero, para que possam olhar, principalmente durante este momento da pandemia, para o trabalho de mulheres; para o trabalho relacionado, por exemplo, a profissionais de saúde, onde a maioria é feminina. A questão da violência contra a mulher também é uma temática que ficou maior, a violência se aprofundou neste momento de isolamento social. Então, discutir este tema é fundamental para que a gente dê visibilidade à temática da igualdade de gêneros, principalmente em um meio tão desigual — comentou Ethel Maciel.
Durante toda a programação campista do Pint of Science 2021, também houve convidados como a química Ana Maria Percebom, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); o fitopatologista Silvaldo Felipe da Silveira, da Uenf; a pesquisadora e escritora Issaaf Kawhawi, da Universidade de São Paulo (USP); e a médica veterinária Gabriela Leal, vencedora do festival internacional FameLab. Participaram ainda representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ) e Faculdade de Medicina de Campos (FMC). Repetindo a novidade de 2020, foi realizado simultaneamente o Pint of Milk, voltado ao público infantil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS