Após dois anos em reforma, 146ª DP é reinaugurada em Guarus
Ícaro Abreu Barbosa 20/05/2021 14:23 - Atualizado em 20/05/2021 15:22
Reinauguração da 146ª DP
Reinauguração da 146ª DP / Genilson Pessanha
A 146ª Delegacia de Polícia, em Guarus, foi reinaugurada pela manhã desta quinta-feira (20), após dois anos de reforma que contou com auxílio de toda a sociedade campista: através de parcerias público-privadas. A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares e celebrou, acima de tudo, a parceria e comunhão de forças de toda uma sociedade para a conclusão da obra, estimada em R$1.5 milhão.
Entre as figuras presentes, além do delegado titular da 146ªDP, Pedro Emílio Braga, a delegada adjunta, Madeleine Farias e todo o staff da delegacia, estava o secretário de Estado de Polícia Civil, Allan Turnowski; o diretor do 6º Departamento de Polícia de Área (DPA), Geraldo Rangel; o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho; o ex-prefeito, Rafael Diniz; o juiz do trabalho, Cláudio Victor de Castro Freitas, e o procurador do Ministério Público do Trabalho, Rogério Guimarães.
A cerimônia aconteceu no pátio da delegacia e começou com os hinos do Brasil e da Polícia Civil sendo propagados pelas caixas de som e entoados por aqueles que acompanhavam a reabertura.
O delegado titular da delegacia, Pedro Emílio Braga agradeceu a presença de todos e todas as autoridades presentes. Ele apresentou o histórico do que representa a delegacia e do ciclo concluído hoje. Pedro assumiu a 146ªDP em janeiro de 2019, e na mesma semana os jornais noticiavam o estado de depredação das delegacias que funcionava com déficit de 60% na iluminação elétrica e com um ar condicionado; além de instalações com estrutura visivelmente precária.
“Realmente algo precisava ser feito”, concordou o delegado, “eu já vinha de uma obra (reforma da 134ªDP, na qual participou como delegado adjunto), mas a missão aqui era muito mais difícil e árdua”. De acordo com Pedro, “o doutor Cláudio Victor me procurou e buscamos alternativas em termo de recursos para financiar a obra e, em seguida, o prefeito Rafael Diniz também se disponibilizou a nos ajudar, assim como continuou o prefeito Wladimir Garotinho”.
A reforma teve início e, mesmo com o ambiente de trabalho passando por reformas e forçando os policiais a trabalharem em contêineres, conforme lembrou o diretor do 6ºCPA, Geraldo Rangel, 587 homicidas foram indiciados e mais de 130 foram presos, entre 2019 e 2020, na circunscrição da 146ªDP. Para Pedro Emílio, o resultado foi fruto de fruto de “uma cultura de comprometimento criada pelos policiais”.
— Agora, com a delegacia dividida em setores, vai ser possível uma melhora na parte operacional. Vai ter segurança pra trazer o preso, segurança para o reconhecimento. Operacionalmente você tem melhorias e elas vão representar melhores resultados na segurança pública — comentou o secretário Estadual de Polícia Civil, Allan Turnowski.
Entre as melhoras, ele também ressaltou a sensação de reconhecimento obtida pelos policiais que trabalham na delegacia. “O trabalho de todo esse grupo que trabalhou em prol de um ambiente confortável e digno auxilia no despertar de uma sensação de reconhecimento, por parte do policial, trazendo motivação”, concluiu Allan.
O Prefeito Wladimir Garotinho agradeceu as menções que recebeu e parabenizou os policiais, as autoridades e o ex-prefeito. Ele destacou que é importante “ver que a população de Campos vive um momento de parceria”. Para ele, a reforma da delegacia é um exemplo, assim como o restaurante popular, desse engajamento popular. “Só dessa forma, com criatividade, parceria e união, podemos avançar para sair desta posição que se encontra”, afirmou o prefeito.
Um dos policiais homenageados pelas autoridades, pelo esforço e comprometimento com a corporação e com a obra, foi o oficial de cartório do 6ºCPA, Cristiano Dykeman. Pedro Emílio Braga deu ênfase ao trabalho do policial, que comprou coisas para a obra com seu próprio dinheiro, transportou material em seu carro particular e colocou, literalmente, a mão na massa. Emocionado, Dykeman agradeceu aos seus chefes, considerados pelo mesmo como “amigos e irmãos”.
— Desde a minha adolescência eu passava pela 134DP e falava para os meus pais que iria trabalhar lá. Depois de cinco concursos e muita luta eu consegui entrar na corporação e tive a oportunidade de fazer para das reformas das duas delegacias distritais da minha cidade, onde eu nasci, cresci e vou ficar até o fim. Hoje podemos ver como os policiais, que defendem a sociedade no seu dia a dia, podem ser defendidos e protegidos. Isso acontece através dessa união entre prefeitura, Ministério Público e empresários, que nos forneceu um ambiente digno de trabalho para conseguirmos cumprir nosso dever: combater o mal e proteger a sociedade de bem — finalizou Dykeman, recebendo um prêmio e uma menção de aplausos daqueles que assistiam o final da cerimônia.
Geraldo Rangel não perdeu tempo e, por fim, pressionou: “Com prédio novo, equipamentos e viaturas novas, agora a 146ª DP deve ir com tudo buscar novos bons resultados”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS