Campos deve zerar aplicação da 2ª dose da CoronaVac até quarta-feira, diz secretário
Ícaro Abreu Barbosa 19/05/2021 10:20 - Atualizado em 19/05/2021 15:42
Chegada de mais vacinas
Chegada de mais vacinas / Genilson Pessanha
O município de Campos recebeu, nesta quarta-feira (19), mais 12.120 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 7.680 da CoronaVac e 4.440 da AstraZeneca/Oxford. Segundo o secretário de Saúde de Campos, Adelsir Barreto, a expectativa é que todas as pessoas que ainda aguardam a 2ª dose da CoronaVac sejam vacinadas até a próxima quarta-feira (26). Ele também destacou que, com a nova remessa, ainda irá sobrar cerca de 2 mil doses da vacina para prosseguir com a aplicação da primeira dose.
— Estamos pretendendo zerar. Com essa quantidade nós cremos que vamos zerar todas as segundas doses e ainda vamos ter um saldo de mais 2 mil vacinas. Nós vamos, inclusive, começar a vacinar gestantes, pessoas com comorbidades de 50 anos para cima e também as pessoas de 56 anos que é a faixa etária que entra a partir de hoje (quarta). Nós estamos começando a receber as doses de forma mais regular, principalmente a CoronaVac. Nós vamos aplicar a primeira dose da CoronaVac nas gestantes, todavia vamos consignar a segunda dose. Nós não vamos aplicar a primeira dose da CoronaVac sem a garantia da segunda dose, para nós não passarmos a angústia que passamos — declarou Adelsir Barreto.
A operação de entrega do novo lote, feita pela Secretaria de Estado de Saúde, começou nessa terça-feira (18) e prosseguiu nesta quarta, por meio de caminhões, vans e helicópteros. "Reforço a importância de que os gestores municipais sigam as orientações para a aplicação da vacina ao público alvo indicado, garantindo que a segunda dose seja contemplada. Ainda que as vacinas tenham sido enviadas anteriormente em quantitativo compatível para primeira e segunda dose, ouvimos a demanda dos municípios, reunimos os dados e acionamos o Ministério da Saúde para que essas remessas da CoronaVac atendessem doses em atraso e doses que ainda estão no prazo para serem aplicadas. O foco é a imunização da população, e se faz necessário o compromisso com o calendário vacinal preconizado", chegou a afirmar o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.
O município de Campos já recebeu, desde o dia 19 de janeiro, 216.773 doses de vacinas — 124.431 da Coronavac e 92.342 da Astrazeneca. Até essa terça-feira (18), segundo a Prefeitura, 110.751 pessoas receberam a primeira dose da vacina e 46.443 já completaram o ciclo de imunização. Entretanto, na lista de imunização, divulgada no portal da Prefeitura, constam 22.553 pessoas vacinadas.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS