Campos mantém fase vermelha e flexibiliza abertura de bares e restaurantes
16/04/2021 12:03 - Atualizado em 16/04/2021 16:37
Reunião do Gabinete de Crise
Reunião do Gabinete de Crise / Genilson Pessanha
Diante dos dados que mostram uma queda na curva de infecção da Covid-19 em Campos, o Gabinete de Crise de Combate à doença descartou, a princípio, um lockdown total aos finais de semana no município.  Campos permanecerá na fase vermelha, com flexibilização gradual de setores como o de bares e restaurantes. O Gabinete se reuniu nesta sexta-feira (16) para discutir o atual cenário da pandemia no município e o subsecretário de Saúde, Paulo Hirano, que conduziu a reunião, adiantou que não vê necessidade da suspensão total das atividades aos finais de semana. O decreto com as novas medidas e flexibilizações foi publicado na tarde desta sexta-feira, em edição suplementar do Diário Oficial, e começa a vigorar na segunda-feira (19), com validade até o domingo seguinte (25).
O novo decreto mantém a fase vermelha – nível 5 – do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais no município e estabelece novas flexibilizações, como a reabertura de restaurantes, bares e congêneres de segunda a sexta-feira, até as 22h, respeitando os protocolos “Regras da Vida”. Segundo o decreto, as mesas deverão respeitar o número máximo de seis pessoas sentadas, respeitando o distanciamento social. Não será permitida a permanência de pessoas em pé no estabelecimento e nem o funcionamento do modelo self-service e/ou buffet, tendo em vista o alto risco de contaminação. 
Ainda de acordo com o decreto, shoppings centers poderão funcionar das 10h às 20h, de segunda a sexta-feira, ficando permitidas as atividades da praça de alimentação e dos quiosques de venda de alimentos. Academias e similares podem funcionar das 6h às 22h, de segunda a sexta-feira, com uso obrigatório de máscara, álcool 70%, entre outros protocolos “Regras da Vida”.
Continua vedada a presença e o trânsito em vias e equipamentos públicos entre as 23h e 5h, exceto dos profissionais que atuam em serviços essenciais ou em situações de emergência. Também se mantém proibida a permanência na areia da praia, em cachoeiras, lagoas e rios, incluindo prática de esporte, banho e qualquer atividade econômica nestes locais.
Crianças menores de 10 anos não poderão entrar em estabelecimentos liberados para funcionar, como farmácias (24 horas) e os que comercializem alimentos, como mercados e supermercados.
A próxima reunião virtual do Gabinete de Crise Covid-19, criado pelo Decreto nº 002/2021, para reunião virtual, será na próxima sexta-feira (23), às 9h, para informações e novas ações a serem implementadas.
Apesar dos resultados positivos, Paulo Hirano destacou, durante a reunião, a importância de manter os cuidados necessários, como o uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização das mãos. “É preciso entender que todas as medidas tomadas pelo grupo gestor da Covid são baseadas em evidências científicas e modelos matemáticos de projeção. Os dados mostram que realmente estamos numa curva descendente e teremos nas próximas duas semanas uma manutenção muito provavelmente da queda, desde que a sociedade entenda a sua responsabilidade de manter essas medidas. No momento em que o poder público flexibiliza, não quer dizer que liberou geral. É muito importante que se mantenham as medidas preventivas”, afirmou. 
Os dados foram apresentados pelo subscretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury. “Apesar dos casos estarem reduzindo aos poucos e das pessoas estarem se vacinando, a gente tem que entender que a guerra contra a Covid-19 não acabou e a pandemia vai mostrar agora sua face mais traiçoeira, que é pegar as pessoas jovens, que são aquelas que estão mais nas ruas e muitas com comportamentos indevidos”, destacou.
Na análise dos dados da evolução do coronavírus em Campos nessa semana, o infectoligista Charbell Kury chegou a conclusão que o platô da Covid-19, que corresponde a uma estabilização no número de novos casos confirmados da doença, se mantém com descida lenta nas próximas semanas; há pacientes jovens com maior morbidade e mortalidade; há necessidade de fortalecer o atendimento e testagem descentralizada nas unidades básicas de saúde; e as ações esseciais são o distanciamento social e a vacinação. Sobre a vacinação, Charbell informou que novas doses neste final de semana. 
— O nosso escore geral chegou ao pico e agora mostra sinais de queda para os próximos dias. Então os próximos passos seriam continuar o ritmo de flexibilizações, conforme a gente tem conversado com todo o empresariado; trabalhar essa flexibilização com responsabilidade; medidas de mitigação devem ser mantidas, dentre elas o distanciamento social; aceleração vacinal; e testagem e atendimento descentralizado — informou Charbell.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS