Campos recebe 14.600 doses de vacina contra Influenza e 4.170 contra a Covid-19
14/04/2021 10:57 - Atualizado em 14/04/2021 11:19
  • Entrega de vacinas em Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

    Entrega de vacinas em Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Entrega de vacinas em Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

    Entrega de vacinas em Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Entrega de vacinas em Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

    Entrega de vacinas em Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

Campos recebeu, nesta quarta-feira (14), 14.600 doses de vacina contra a Influenza e mais 4.170 doses da Astrazeneca/Oxford, contra a Covid-19. A entrega estava prevista para essa terça (13), mas teve que ser adiada devido ao mau tempo. No total, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) distribuiu 264.300 doses da vacina contra Influenza e 158.250 doses da vacina contra a Covid-19 para os 92 municípios do Estado.
Em Campos, as vacinas foram entregues no aeroporto Bartolomeu Lisandro. Desta vez, o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, não esteve na entrega.
As doses contra a Influenza serão utilizadas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começou nesta quarta-feira no estado do Rio. A vacinação contra influenza ocorre em três etapas, e a expectativa é que sejam imunizadas 6,8 milhões de pessoas, o que corresponde a 90% dos grupos prioritários, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, entre outros.
Já as doses da Astrazeneca/Oxford serão utilizadas para dar sequência à vacinação contra a Covid-19. Em Campos, nesta quarta, estão sendo vacinados homens e mulheres a partir de 66 anos. A secretaria municipal de Saúde também segue com a aplicação da segunda dose da vacina em idosos e profissionais de saúde. Nesta quinta-feira será a vez dos homens e mulheres a partir de 65 anos receberam a primeira dose contra a Covid-19.
Além de Campos, outros municípios das regiões Norte, Noroeste, Centro-Sul, Médio Paraíba e Baía da Ilha Grande receberam as vacinas nesta quarta.
Influenza X Covid-19 - O médico sanitarista da SES Alexandre Chieppe explica que a pessoa que teve Covid-19 pode se vacinar contra influenza.
— São duas doenças completamente diferentes. O único cuidado é para que os dois imunizantes não sejam aplicados de forma simultânea. Foi definido em âmbito nacional que a vacina prioritária, neste momento, é a contra Covid, mas é necessário aguardar 15 dias entre a aplicação de uma e outra — afirmou ele.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS