Sistema de Saúde de Quissamã recebe reforço durante a pandemia da Covid-19
- Atualizado em 21/03/2021 15:08
Desde o início da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Quissamã está se mobilizando para reforçar a saúde do município. Neste momento, mesmo com o crescimento no número de internações, o sistema não entrou em colapso, não há recusa de atendimento e nem foi registrada transferência de pacientes para outras cidades. A ala Covid-19 do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus (HMMMJ) possui 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo cinco habilitados para receber recursos do Governo do Estado.
Neste domingo (21), cinco pessoas estão internadas na UTI do setor Covid-19 do HMMMJ. A Secretaria municipal de Saúde informa ao Estado, diariamente, o número de pacientes que entram na unidade, até mesmo os casos suspeitos. Porém, a atualização do sistema estadual não é em tempo real, demorando a tirar os pacientes negativados (casos descartados), o que pode gerar um número superior à realidade da internação do município.
De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, foi enviado ao Estado o pedido para habilitação dos outros cinco leitos, que atualmente são custeados pelo município. Porém, por causa da pandemia, a Secretaria de Estado de Saúde demora alguns meses para aprovar o pedido. Paralelo a isso, Quissamã está finalizando o processo de montagem de mais leitos de UTI, com aparelhos e equipes de profissionais necessários, o que também será informado ao Governo do Estado.
"Publicamos os decretos na última semana justamente para que o nosso sistema de saúde não entrasse em colapso. O atendimento no hospital não está comprometido, mas ligamos o alerta e pedidos à população para respeitar as medidas. Somente com a união de todos, vamos conseguir vencer o momento de inquietações que estamos vivendo", disse a prefeita Fátima Pacheco.
A Prefeitura de Quissamã iniciou o funcionamento das barreiras de monitoramento e fiscalização nas entradas da cidade no sábado (20). Seguindo o decreto Nº 30882021, para conter os casos de Covid-19, apenas moradores e pessoas que trabalham na cidade poderão passar pelas barreiras, comprovando a situação com documentos. Em outra frente, o governo municipal também reforçou a fiscalização relacionada ao decreto N° 3085/2021, que prevê restrições ao comércio, ao transporte público municipal, ao funcionamento da sede administrativa da prefeitura e às atividades religiosas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS