Mais ataques à cultura: Cepop e Academia Pedralva sofrem arrombamento
14/01/2021 17:25 - Atualizado em 14/01/2021 18:21
O Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) foi alvo de ações criminosas em mais de uma oportunidade entre o final de 2020 e o início deste ano. Segundo a Prefeitura, houve furtos no local em 26 de outubro e novamente em 7 e 8 de janeiro. Em visita, uma equipe da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) constatou sinais de abandono e furto de peças como cabos, fios de cobre, peças de ar-condicionado e bicos de mangueira de incêndio, além de sinais de vandalismo em pias e luminárias. Nesta semana, também foi descoberto arrombamento do prédio que guarda os pertences da Academia Pedralva Letras e Artes.
— Nossa equipe recebeu informações de um profissional que faz a vigilância do Cepop, dando conta de que houve um furto no dia 26/10/2020 que, após comunicar aos seus hierárquicos, nenhuma providência foi tomada. Nos dias 07 e 08 de janeiro, também segundo o vigia, houve novos furtos. A GCM foi acionada, no ilícito do dia 07/01/2021, e fez um registro de ocorrência administrativo — disse Auxiliadora Freitas. — Nas últimas ações, 7 e 8 de janeiro, os meliantes deixaram para trás sandálias, ferramentas e uma bicicleta, que foi levada para ser acautelada, no último dia 12, na 134º Delegacia de Polícia (DP), onde foi lavrado o boletim de ocorrência, sob o número: 134-00211/2021. A Polícia Civil dará prosseguimento às investigações para identificar os culpados. Já as ferramentas foram recolhidas pela GCM — detalhou Auxiliadora Freitas.
 
Segundo a Prefeitura, o vigia afirmou que esteve na DP no dia 7 de janeiro, mas, após cinco horas sem ser atendido, foi embora. Além dos furtos, a equipe da Fundação também encontrou portas arrombadas e, de todas as chaves encontradas, nenhuma abria qualquer das portas do Cepop, que, na gestão municipal anterior, era administrado pela superintendência de Entretenimento e Lazer.
Academia Pedralva — Além do Cepop, o prédio que guarda os pertences da Academia Pedralva Letras e Artes também sofreu arrombamento, averiguado pela presidência da instituição nesta quinta (14). Segundo o presidente da entidade cultural, Carlos Augusto Souto Alencar, que confirmou a ação criminosa, o evento pode ter acontecido anteriormente, estando em andamento as investigações. 
— Infelizmente procede o arrombamento. Não foi bem a Pedralva e sim o local onde estão nossas coisas, em uma meia água nos fundos do prédio da Campos Luz desde o início das obras no Palácio da Cultura. Não é possível saber em que dia foi. Nosso diretor de patrimônio esteve lá hoje, e a porta estava arrombada. Pode ter sido entre o fim de dezembro e o começo de janeiro. Não temos como saber. Ele fará o boletim de ocorrência. Nos levaram um microfone, uma caixa de som e um retrato. Levaram o que dava para vender e uma lembrança, vamos colocar assim. É um prejuízo para a Casa — informou o presidente da Academia Pedralva. 
— É bom registrar que não sabemos a data do evento. Mas, serve como um alerta sobre a necessidade de atenção ao patrimônio cultural, pois a Pedralva, assim como outras instituições culturais, guardam uma parte da memória cultural da cidade, e esse episódio, associado ao que aconteceu ao Museu Olavo Cardoso, mostra que ela está exposta a risco — pontuou Carlos Augusto. 
No final de 2020, o Museu Olavo Cardoso, fechado há vários anos, também foi alvo de ação de bandidos. No dia 29 de dezembro, a FCJOL fez registro de ocorrência junto à Polícia Civil sobre depredação e furto no prédio, descoberto na véspera. Segundo informação da Prefeitura, além de parte do acervo do museu, também foram furtados mobiliários para uso administrativo. O poder público informou ainda que havia dois vigilantes no local, que se renovavam em turnos diários. À noite, a ronda era feita pelo patrulhamento da Guarda Civil Municipal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    [email protected]