Americano é aprovado no último teste antes da estreia na Seletiva
12/01/2021 17:42 - Atualizado em 12/01/2021 17:51
Jogo-treino foi disputado em Cardoso Moreira
Jogo-treino foi disputado em Cardoso Moreira / Divulgação/Americano
O Americano foi aprovado no último teste antes da estreia na última Seletiva do Campeonato Estadual. Já atuando no Ferreirão, em Cardoso Moreira, onde mandará as suas partidas na competição, o Alvinegro de Campos derrotou a Carapebus por 2 a 1 em jogo-treino na tarde da última segunda-feira (11). Um dos gols foi marcado pelo atacante Lucas Duarte, promovido do sub-20 ao profissional, que já havia balançado as redes três vezes nos dois jogos-treino anteriores. Sorriso também balançou a rede no confronto dessa segunda.
Durante a pré-temporada, o Americano já havia feito 4 a 1 no sub-20 do Paduano, com gols de Pedro, Nathan e Lucas Duarte (2x), e 7 a 1 no sub-20 do Luziânia-DF, com tentos de Santos, Jeffinho, Lucas Duarte, Pepeu, Di Maria (2x) e Sorriso. Ambas as partidas aconteceram no Centro de Treinamento Eduardo Viana, em Guarus, onde a equipe se prepara desde dezembro para a Seletiva.
— Dentro do nosso planejamento, está sendo feito exatamente o que a gente propôs, que era fazer de três a quatro amistosos antes da competição. A gente fez dois amistosos com equipes sub-20, propositalmente, para ir elevando o nível da dificuldade nos amistosos — disse o técnico Caé Cunha antes do jogo-treino de segunda-feira, em entrevista no Folha no Ar - 1ª edição, da Folha FM 98,3. — Não seria interessante, após uma pré-temporada muito forte e um condicionamento físico muito exigente, junto com a parte técnica e a parte tática, porque a nossa equipe vai ser organizada dentro de campo, a gente colocar um adversário de um porte mais elevado. Então, nós fizemos gradativamente. E criamos agora a possibilidade de fazer um amistoso contra uma equipe profissional, que está disputando um campeonato, está em ritmo de competição — comentou Caé Cunha. Derrotada por 2 a 1, a Carapebus foi campeã do primeiro turno da Série B2 do Estadual, cujo returno está em andamento.
Duas escalações foram utilizadas por Caé no último jogo-treino da pré-temporada. No primeiro tempo, como um esboço do time titular, foram utilizados Victor Brasil; Felipe Pacajus, Espinho, Weverton e Lucas Neres; Matheus Lira, Anderson Domingues e Santos; Jeffinho, Sorriso e Lucas Duarte, que ocupou a vaga de Rafamar, desfalque na partida. Segundo Caé Cunha, não está definido que esta será a escalação na estreia de sábado (16), às 15h, contra a Cabofriense, no próprio Ferreirão.
— Dentro dessa pré-temporada, a gente foi observando as características dos nossos jogadores, e nos treinamentos a gente foi procurando orientá-los para que eles usem sempre o que têm de melhor. É lógico e evidente que a gente corrige as dificuldades, mas incentiva e trabalha as qualidades dos atletas — comentou o treinador alvinegro. — Todos os trabalhos são ensaios para o jogo. Para este jogo-treino, a proposta é de uma equipe no primeiro tempo e, como combinado com o adversário, outra equipe no segundo. Agora, isso não garante que a equipe titular é a que vai estrear no campeonato — acrescentou.
Além de Americano e Cabofriense, também vão disputar a Seletiva: America, Friburguense, Nova Iguaçu e Sampaio Corrêa. Após 10 rodadas, em turno e returno, apenas o primeiro colocado garantirá vaga na Taça Guanabara. Este é o primeiro objetivo da comissão técnica do Cano, que, num segundo momento, deseja garantir presença nas semifinais do Estadual.
— Espero que o nosso trabalho dê o resultado esperado, porque tem sido muito bem feito. A gente atingiu um nível dentro do campo muito organizado, com a metodologia que nós trouxemos junto com o meu auxiliar-técnico Cassius Manga e o restante da comissão técnica contratada pelo Americano. É um trabalho integrado: preparação física, auxiliares, psicóloga, nutricionista... — afirmou Café Cunha no Folha no Ar. — Temos uma estrutura muito bacana aqui no Americano, de um nível muito grande, e a gente está recebendo todo o apoio da diretoria, profissionalizando os departamentos, porque a estrutura é enorme. Com a filosofia de trabalho do (diretor executivo de futebol) Luciano Portela, a gente está profissionalizando os departamentos. E esperamos agora, dentro de campo, colher os resultados — enfatizou.
Iniciativa de torcedores — Como os jogos da Seletiva vão acontecer com portões fechados em razão da pandemia da Covid-19 e ainda não há definição sobre os direitos de transmissão do Campeonato Estadual, torcedores do Americano lançaram uma vaquinha com intuito de que a estreia do clube seja transmitida na internet. É possível colaborar com qualquer valor a partir de R$ 10, via depósito bancário ou transferência PIX.
Para participar da vaquinha, os depósitos devem ser feitos na conta 42638825-3, agência 0001, banco 260 (NU Pagamentos S.A.), em nome de Bruno Zaccaro Ferreira, com CPF 059.120.057-04. O documento é o mesmo utilizado em caso de transferência por PIX.
No final de 2020, quatro partidas do Goytacaz na Série B1 do Estadual foram transmitidas na Goyta TV, viabilizada a partir da mobilização de torcedores do rival do Americano. Passaram no canal do YouTube os jogos do Goyta contra Gonçalense, Nova Cidade, Audax Rio e Duque de Caxias, com elogios à iniciativa partindo de telespectadores.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS