Rafael define equipe de transição, mas ainda aguarda decisão do TSE
03/12/2020 16:24 - Atualizado em 11/12/2020 21:20
O atual prefeito Rafael Diniz (Cidadania) definiu a equipe para participar da transição de governo. No entanto, Rafael ainda diz que aguarda uma decisão final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre Wladimir Garotinho (PSD) – que foi o mais votado no segundo turno da eleição municipal, mas teve os votos contabilizados como "anulados sub judice" por causa do indeferimento do vice na chapa – para dar início aos trabalhos. Ao Folha no Ar, na Folha FM 98,3, nessa quarta-feira (3), Wladimir disse que tentaria uma agenda pessoal com Rafael nesta quinta-feira (3) e que se não tivesse uma resposta, iria acionar a Justiça para ter acesso ao dados da Prefeitura.
Os nomes da equipe de transição foram publicados em edição suplementar do Diário Oficial desta quinta-feira. De acordo com o decreto, as informações serão disponibilizadas àquele que for proclamado eleito pela Justiça Eleitoral nas eleições de 2020.
A comissão será coordenada pelo subsecretário de Governo, Fábio Bastos, e terá ainda como membros Felipe Quintanilha (secretário de Desenvolvimento Econômico); Marcilene Daflon (secretária da Transparência e Controle); João Felipe Borges (subsecretário adjunto de finanças da secretaria de Fazenda); Ralph Oliveira (subprocurador-geral do município); Cintia Ferrini Farias (secretária de Saúde) e Suzy Monteiro (superintendente de Comunicação). Aquele que for proclamado eleito poderá indicar cinco membros para compor a Comissão.
— Desde o primeiro momento, afirmei e passei orientação a minha equipe que faremos a transição. A nossa parte já está sendo feita, inclusive com levantamento de dados e preparação de relatórios, para deixarmos tudo pronto. Porém, precisamos aguardar a definição por parte da Justiça Eleitoral — disse Rafael Diniz.
Wladimir foi escolhido por 52,4% dos eleitores no segundo turno contra Caio Vianna (PDT) no último domingo (29). No entanto, como o vice na chapa, o empresário Frederico Paes (MDB), teve o registro indeferido em segunda instância por ter deixado a direção do Hospital Plantadores de Cana (HPC) fora do prazo legal, de acordo com os desembargadores, os seus votos foram contabilizados como "anulados sub judice".
A defesa de Frederico recorre ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, já declarou que pretende colocar na pauta de julgamentos todos os processos relacionados a candidaturas a prefeito sub judice até o final deste ano.
No entanto, o prefeito Rafael Diniz informou que só iniciaria o processo de transição após uma decisão definitiva da Justiça Eleitoral, o que foi rebatido por Wladimir:
— Repito isso em todas as entrevistas, não quero criar um clima de confronto, mas também não posso me silenciar, como prefeito eleito que estou, tendo a responsabilidade de governar essa cidade a partir de janeiro, não posso me silenciar se não puder ter acesso aos dados e acontecer uma coisa muito pior em janeiro. A bomba relógio está explodindo. Está sendo noticiado por todo mundo o aumento no número de casos de Covid estão aumentando. Daqui a pouco não tem mais leito. A bomba vai explodir em janeiro e a população vai saber que é por causa de um governo que insiste em picuinhas políticas, mesmo depois da eleição tendo acabado — disse na Folha FM.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Aldir Sales

    [email protected]