Expectativas para próximos anos
Ícaro Abreu Barbosa e Paula Vigneron 29/11/2020 23:18 - Atualizado em 30/11/2020 11:58
Saúde, educação, transporte público e estrutura urbana: para os campistas, esses são os principais pontos a serem melhorados na gestão do prefeito eleito de Campos, Wladimir Garotinho (PSD). Entrevistados, de idades e profissões variadas, criticaram os quatro anos do governo de Rafael Diniz e destacaram que, independentemente do candidato vitorioso, o município precisa de mais investimentos e atenção às necessidades básicas de toda a população, principalmente das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Parte do grupo afirmou estar desacreditada da política e das recorrentes promessas feitas, e não cumpridas, durante as campanhas eleitorais. 
Cristiano Santiago
Cristiano Santiago / Folha da Manhã
Eu espero um governo bom, mais honesto e que faça uma boa gestão em pontos importantes, como o saneamento básico e a melhora do asfaltamento urbano. A questão do acúmulo de águas nas ruas está me afetando muito lá no Carmo. Eu desejo que haja uma atenção especial também na saúde pública do município.
Cristiano Santiago, segurança, 36 anos.
Joice Martins
Joice Martins
Independente de qual dos dois candidatos seja eleito, quero uma Campos melhor em relação à saúde, aos empregos. Está tudo muito desestruturado. Quero que o próximo candidato faça alguma coisa realmente, pois nós estamos precisando. Todos nós vemos a situação que vivemos. Desejo uma atenção especial ao transporte.
Joice Martins, vendedora, 23 anos.
Tânia Gandra
Tânia Gandra
Eu espero que Campos melhore na educação e na saúde, ajudando toda a população. Saúde e educação têm que ter destaque, além da economia local. Nós, empresários, estamos muito preocupados com essa instabilidade em relação à liberação das medidas de restrição, e deve ser um ponto importante para a próxima gestão.
Tânia Gandra, empresária, 45 anos.
João Batista
João Batista
Eu espero mais trabalho, educação e transporte, que está uma vergonha. Eu tenho a sorte de não depender, pois tenho meu veículo, mas vejo o sofrimento das pessoas para se locomover. Isso tem que ser um ponto de atenção do gestor dos próximos quatro anos. Tem que procurar fazer mais para gerar empregos.
João Batista, aposentado, 69 anos.
Daniel Azeredo
Daniel Azeredo
Estamos esperando um governo melhor para que tenhamos uma cidade menos decadente. Infelizmente, apostamos nossa ficha em Rafael, e eu quero, com meu voto em Wladimir, tentar mudar. Espero que os problemas que hoje atormentam a cidade sejam solucionados. Estou apostando todas as fichas nessa recuperação.
Daniel Azeredo, pipoqueiro, 47 anos.
Bruno Gomes
Bruno Gomes
Nós estamos esperando um trabalho digno, um trabalho que possa surtir efeito na cidade, porque a população tem sofrido bastante. Mas não quero a volta da política de R$ 1. Acho que todo cidadão precisa da vara para pesca, não só do peixe. Precisamos de um governo atuante, que traga recursos para a cidade.
Bruno Gomes, locutor, 40 anos.
José Antônio dos Santos
José Antônio dos Santos / Folha da Manhã
Eu espero que o próximo gestor tenha atenção na saúde e na educação. Além disso, responsabilidade com o ser humano. Nós os colocamos lá (no cargo), e eles não dão a atenção que o povo campista merece. Olha a situação da cidade hoje. Queremos um bom governo para todos, não apenas para uma minoria ou outra.
José Antônio dos Santos, aposentado, 71 anos.
Roberto de Caldas
Roberto de Caldas / Folha da Manhã
Eu já não espero mais nada de qualquer político. Eu já acreditei um dia, votei, mas estou isento da obrigação do voto e não quero saber de nenhum candidato. Infelizmente, eu não consigo acreditar em ninguém, mas gostaria que, se possível, fosse feito um bom governo. São herdeiros que disputam sem nenhuma credibilidade.
Roberto de Caldas, aposentado, 73 anos.
Francismario Leite
Francismario Leite / Folha da Manhã
Eu não tenho nenhuma expectativa com relação ao próximo gestor. Nós teremos o mesmo modelo de antes. Temos a possibilidade de duas famílias já conhecidas da politicagem local. Você pode me achar pessimista, mas os anos que se passam mostram que é verdade. “Rouba, mas faz” não é aceitável na minha opinião.
Francismario Leite, comerciante, 61 anos.
Vanessa Peixoto
Vanessa Peixoto / Folha da Manhã
Espero que o próximo gestor melhore a infraestrutura da cidade. Campos sempre teve muita renda, e nós quase nunca vimos isso retornar para a educação, a mobilidade urbana. Educação ainda é bem fraca. Uma cidade que já foi bonita e agora está abandonada. Vias esburacadas e bairros até sem asfalto; todos.
Vanessa Peixoto, veterinária, 35 anos.
Noemi Nascimento
Noemi Nascimento / Folha da Manhã
Espero que o próximo gestor priorize a educação e a saúde, principalmente. A mobilidade urbana também está precisando de atenção por parte de quem assumir a cadeira no ano que vem. Sobre honestidade, eu penso que nem deveríamos ter que cobrar. Para mim, tem que ser inerente a ambos os candidatos.
Noemi Nascimento Ferreira, estudante, 18 anos.
Francisco de Assis
Francisco de Assis / Folha da Manhã
A gente espera que seja feito o que não foi nos últimos anos. Esperamos mais investimentos e menos caos na saúde; mais atenção para as escolas e creches municipais, aos hospitais. Nós estamos ansiosos para que todos os pontos que precisam de melhorias na cidade sejam observados, estudados e corrigidos com zelo.
Francisco de Assis Medeiros, locutor, 58 anos.
Maickon Pereira
Maickon Pereira
Primeiramente, eu acho que nós precisamos de mudança. A gente sabe que a cidade tem menos renda, está com menos condição para fazer as coisas, mas a gente sabe que, com uma boa administração, dá para fazer. Então, se fizer tudo contrário ao atual governo, acho que vai estar no caminho certo.
Maickon Pereira, motoboy, 26 anos.
Paulo Roberto de Alvarenga
Paulo Roberto de Alvarenga
Eu torço para que o futuro prefeito venha a cumprir tudo que está colocando em pauta nos seus discursos e prometendo à população. E espero também que seja possível resgatar a nossa cidade desse buraco negro em que ela se encontra, né? Eu espero que seja feito um bom governo, independente de quem seja o vencedor.
Paulo Roberto de Alvarenga, vigilante, 48 anos.
Rafaela Barbosa
Rafaela Barbosa
Eu espero que ele faça o melhor para a nossa cidade porque estamos em meio ao caos de uns anos para cá. Já é de bastante tempo que esses problemas vêm acontecendo e sempre vão se agravando. Nesse governo, agravou bastante. Então, eu espero que faça o melhor pela população, principalmente pelas pessoas mais carentes.
Rafaela Barbosa, auxiliar administrativa, 29 anos.
Alessandra Barreto
Alessandra Barreto
Eu espero que o próximo prefeito invista no transporte público e na questão da limpeza. A cidade está muito malcuidada. Tem muito mato, muito buraco. Eu acho que a população está muito carente de emprego. E tem a saúde também. Eu trabalho em hospital e vejo a realidade. A população está sofrendo muito.
Alessandra Barreto, funcionária pública, 41 anos.
Eduardo César Neves
Eduardo César Neves
Espero que o próximo prefeito tire Campos da situação em que se encontra, dessa decadência que está aí. Piorar além do que está, eu não acredito. Acredito que terá melhoria, Eu espero que melhore essa situação porque a cidade está realmente abandonada. . Acredito que melhore. Minha esperança é essa.
Eduardo César Neves, taxista, 65 anos.
Silvano Cordeiro
Silvano Cordeiro
Eu espero que ele coloque a cidade para frente, para andar, porque ela está parada em todos os aspectos, seja na área da educação, da saúde, do transporte, da cultura; em tudo, a nossa cidade está totalmente parada. Precisamos que ela volte a andar e, também, que volte a gerar emprego e atraia novos investimentos.
Silvano Cordeiro, taxista, 25 anos.
Donedina Tavares
Donedina Tavares / Folha da Manhã
É meio complicado porque a gente não sabe mais o que eles vão fazer. Eu espero que tenha melhorias para o povo. Não tem emprego, não tem creche para as mães deixarem os filhos para poderem trabalhar. Eles têm que ter a mente aberta para ajudar o povo humilde, pensando no bem da cidade, em progredir. Essa cidade não progride.
Donedina Tavares, dona de casa, 65 anos.
Letícia Gomes
Letícia Gomes / Folha da Manhã
A gente está em um momento difícil para encontrar uma realidade melhor porque temos muitas dívidas. Tem que focar na saúde, na limpeza pública, na valorização do servidor, que não está tendo. A administração não está sendo boa nos últimos anos. Precisamos de melhor administração de modo geral.
Letícia Gomes, advogada, 26 anos.
Pietra Souza
Pietra Souza / Folha da Manhã
Eu espero que pense mais na saúde de Campos, que eu acho muito precária. Hoje em dia, para você conseguir um médico pelo SUS, até um clínico-geral, leva muito tempo. Se precisar que seja rápido, tem que pagar. O transporte também está precário. Antes, eu chegava ao Centro em 45, 50 minutos. Hoje, é uma hora e meia.
Pietra Souza, maquiadora, 19 anos.
Waldira Linhares
Waldira Linhares / Folha da Manhã
Eu trabalho na Saúde e espero melhoria na área. Do jeito que está, está complicado. Além da saúde, tem que dar mais um pouco de atenção à educação também. Espero que ele veja com atenção os aposentados. Estou achando que o atual prefeito relaxou muito com os aposentados.Isso nunca tinha acontecido em Campos.
Waldira Linhares, técnica em enfermagem, 63 anos.
Elizabeth Batista
Elizabeth Batista / Folha da Manhã
Na realidade, o que a gente espera é um governo que dê o melhor para a cidade. Nesse sistema que está hoje, em que só se vê corrupção no Brasil inteiro, a gente não crê mais. A gente vê tanta corrupção que, quando você necessita de qualquer benefício, seja na saúde, na educação, você não tem. Eu digo porque senti na pele.
Elizabeth Batista, dona de casa, 56 anos.
Rita Souto
Rita Souto / Folha da Manhã
Eu espero que tenha um olhar diferenciado e carinhoso com a nossa cidade. Porque não é mais concebível a cidade estar tão morta e tão desassistida como está, infelizmente. É realmente a esperança de que ele tenha um olhar de carinho e amor e seja diferenciado para a nossa cidade. É o que precisamos.
Rita Souto, turismóloga, 52 anos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS