Campos tem representantes nos Jogos Estudantis do Estado do Rio de Janeiro
- Atualizado em 08/12/2020 18:29
Gabriel Barbosa, do Eucarístico, e Cauet Rocha, do Censa
Gabriel Barbosa, do Eucarístico, e Cauet Rocha, do Censa / Divulgação
Influenciado pelo pai, Gabriel Barbosa, morador de Campos dos Goytacazes, começou no esporte praticando triatlo com apenas oito anos. Hoje, aos 15, já é medalhista em diversos eventos da modalidade, mas seus treinos foram adaptados para que possa participar da competição de corrida virtual nos Jogos Estudantis do Estado do Rio de Janeiro, representando o Colégio Eucarístico. O diferencial é que sendo on-line, ele e os demais competidores poderão realizar a prova no município onde moram e enviar os dados assim que a completarem. A disputa na modalidade já começou, mas as inscrições estão abertas e podem ser feitas até o próximo dia 18, um dia antes do término da prova.
— Gosto muito de esporte, e toda competição é uma expectativa diferente. Este ano me inscrevi na corrida virtual e na natação, pois são modalidades que integram o triatlo. Já havia participado dos Jogos Estudantis no ano passado, competindo no ciclismo, quando conquistei o terceiro lugar. Quando me perguntam o que acho do esporte, sempre digo que é tudo de bom e que são muitos os benefícios — afirmou Gabriel.
A corrida virtual é uma das modalidades esportivas que estreiam na edição 2020 dos Jogos Estudantis. A competição está aberta para jovens de 15 a 17 anos, nas categorias de três e cinco quilômetros. Para participar, basta que, após a inscrição, os jovens utilizem equipamentos eletrônicos para contabilizarem o tempo e a distância percorrida, inserindo o resultado no site www.jogosestudantisrj.com.br. As inscrições ainda estão abertas por lá em várias modalidades.
— A corrida virtual se tornou tendência durante a pandemia, por permitir que o participante cumpra o desafio em qualquer lugar, como na esteira, no parque, na praia ou na rua, por exemplo. Ainda que os corredores não estejam juntos na partida e na chegada, a competição dos Jogos Estudantis 2020 integram todos os municípios do Estado — comentou o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Leandro Alves.
Promovidos pelo Governo do Estado, os Jogos Estudantis têm ao todo 12 modalidades: atletismo, natação e eSports, com possibilidade de participação também de pessoas com deficiência, além de vôlei de praia, tênis de mesa, ginástica rítmica (virtual), handbeach, surfe, futebol de 7, basquete 3x3, corrida virtual e skate. A edição 2020 conta com co-organização da Spiridon e patrocínio da Enel Distribuição Rio, pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo do Estado.
Cauet Rocha defende o Censa na natação
Outro representante campista nos Jogos Estudantis do Estado do Rio é Cauet Rocha, também de 15 anos. Aluno do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Censa), ele é um dos favoritos a conquistar medalhas na natação. Afinal, é o atual campeão estadual nas provas de 100m costas, 200m costas e revezamento 4x100m medley em sua categoria. As provas acontecem neste domingo (13) no Parque Aquático Júlio Delamare, no Rio de Janeiro.
— Por conta da pandemia, não foi possível manter a rotina de treinamentos o ano todo. Mas, será uma boa oportunidade encerrar o ano representando as cores do Censa nos Jogos Estudantis. Espero conquistar as três medalhas de ouro — disse Cauet.
O coordenador de Esportes do Censa, Rodrigo Rios, confia que Cauet terá bom desempenho mesmo com as dificulades de treinamento impostas pela pandemia da Covid-19.
— Acreditamos no potencial do Cauet, que é um garoto muito esforçado e com muita técnica, e já figura como um dos melhores do país em sua categoria — comentou.
Em 2019, Cauet foi convidado pela Federação Aquática do Estado do Rio de Janeiro (Farj) para disputar o Troféu Internacional Chico Piscina. Há mais de 20 anos Campos não contava com um representante na competição, que é a mais tradicional da América do Sul em categorias de base. Na ocasião, o campista garantiu duas medalhas de ouro: nos revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley.
Fontes: Governo do Estado e Censa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS