PF deflagra operação "A Caçada" no estado do Rio
08/12/2020 08:24 - Atualizado em 08/12/2020 21:33
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (8) a Operação “A Caçada”, em combate ao abuso sexual infantil e à produção, posse e compartilhamento pela internet de fotografias e vídeos de violência sexual infanto-juvenil. Os agentes cumpriram seis mandados de busca e apreensão em cinco municípios do estado: Campos, Macaé, Rio de Janeiro (Tijuca), Niterói e Volta Redonda (02 MBA). Em Campos, um suspeito, de cerca de 50 anos, foi preso no Parque Aldeia, em Guarus, e liberado após pagamento de fiança.
Utilizando ferramentas específicas e monitoramento, o Núcleo de Repressão aos Crimes de Ódio e à Pornografia Infantil (Nurcop) identificou uma rede que distribuía arquivos com cenas de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes para pessoas de diversos países. Nas imagens, há abusadores dos sexos masculino e feminino.
As investigações contaram com a cooperação da Interpol/Roma, que encaminhou informações obtidas pela Unidade de Crimes Cibernéticos em Milão. “Demonstra que o crime cibernético transnacional não tem fronteiras, mas que a polícia tem ferramentas e tecnologia para identificá-lo”, destacou a PF.
Os materiais apreendidos, especialmente os equipamentos eletrônicos, como notebooks, HDs e celulares, serão submetidos a exame pericial para o aprofundamento das investigações, de forma a se identificar vítimas, outros criminosos e crimes praticados.
Segundo a PF, o fato de armazenar material com cenas de abuso sexual infantil, por si só, já configura crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, ainda que não haja o seu compartilhamento.
Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, 2ª Vara Federal Criminal de Volta Redonda e 2ª Vara Federal Criminal de Niterói.
Fonte: Polícia Federal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS