Excesso de ovos aumenta o risco de diabetes
- Atualizado em 20/11/2020 07:05
Pesquisadores da Universidade do Sul da Austrália em conjunto com pesquisadores do Qatar e da China Medical University publicaram um amplo estudo com novidades sobre o consumo de ovos na alimentação.
Sempre se associou o risco aumentado de diabetes em adultos ao consumo de carboidratos simples (doces). 
Surpreendentemente, o estudo realizado durante quase 20 anos com um grande número de adultos chineses trouxe uma relação entre o consumo de ovos e diabetes. 
De acordo com os pesquisadores, pessoas que comem mais de um ovo diariamente teriam risco 60% maior de desenvolverem diabetes tipo II. 
As causas metabólicas dessa associação ainda serão investigadas, mas a redução no consumo de hortaliças e aumento progressivo na ingestão de alimentos ricos em gorduras parece ser determinante.
Talvez a carga calórica da gema pelo seu teor de lipídios esteja relacionada, além do possível consumo aumentado de ovos seja acompanhado de pães com farinhas refinadas (sanduíches). 
Aguardemos novas informações e por hora, segue a máxima de nossa avós:
"_tudo demais faz mal."
Journal Reference:
 Yue Wang, Ming Li, Zumin Shi. Higher egg consumption associated with increased risk of diabetes in Chinese adults – China Health and Nutrition Survey. British Journal of Nutrition, 2020; 1 DOI: 10.1017/S0007114520003955

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]