Campanha de vacinação é prorrogada
05/11/2020 17:26 - Atualizado em 05/11/2020 17:27
Campanha de multivacinação
Campanha de multivacinação / Rodrigo Silveira
A secretaria de Estado de Saúde recomendou, nesta quinta-feira (5), a todas as secretarias municipais de Saúde a prorrogação das campanhas de vacinação contra poliomielite, sarampo e de multivacinação até o dia 27 deste mês. A Vigilância Epidemiológica de Campos já vinha realizando a aplicação de doses para a adequação do calendário vacinal e volta a oferecer as doses extras das vacinas da Campanha Nacional de Multivacinação e da Campanha Estadual de Imunização contra o Sarampo.
Em todo o município são mais de 30 salas de vacinação atendendo a população. O departamento de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde destaca que o objetivo é atualizar a caderneta de crianças e adolescentes com idade entre 2 meses e menores de 15 anos. Também são ofertadas vacinas para adultos e idosos, como é o caso da dose extra contra o sarampo e Influenza.
Para ser vacinado, é necessário apresentar a carteira de vacinação (obrigatória para crianças e adolescentes) e um documento com foto em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na Cidade da Criança, além das Unidades Pré-hospitalares (UPH) de Travessão, São José e Santo Eduardo. O atendimento nas unidades acontece por livre demanda. Somente na Cidade da Criança está sendo necessário agendamento através do telefone (22) 98179-3393.
Doze tipos de vacina para crianças - O Departamento de Vigilância Epidemiológica disponibiliza para crianças 12 vacinas no total. São elas: Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Polio inativada, Polio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela.
No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, DTPa (se gestante), Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente.
Os profissionais que atuam nas salas de vacinação seguem todos os protocolos de segurança e prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19), como o distanciamento social, higienização correta das mãos, o uso de máscara e de álcool gel 70%.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS