Na Ribalta: Texto da campista Luciana Kezen é destaque no 'Leituras Santas'
Fernando Rossi - Atualizado em 12/11/2020 15:28
A penúltima edição do projeto “Leituras Santas”, que ocorreu na última quarta-feira (11), apresentou a live com o texto inédito da campista Luciana Kezen, através do Instagram @santapacienciacasacriativa, e contou com participações dos atores Lucas Machado, Nathan Silva, Clara Abreu e Wesley Silva. A fotografia foi de Alexandre Ferram.
O texto “Um novo começo” trouxe temas como sentimentos universais de solidão, amor, insegurança e depressão, onde os moradores de uma mesma casa se encontram na cozinha e lidam um com o outro da melhor maneira que conseguem. Augusto, Marcus e Clara dividem o mesmo teto sem que um saiba dos dramas internos do outro, até que uma visita inesperada abala a fina estrutura dessa morada.
Escritora, tradutora e atriz, Luciana Kezen é graduada em artes cênicas e letras_português/Literatura. Seu amor pelo teatro foi iniciado e incentivado em sua cidade natal, Campos dos Goytacazes, pelo seu primeiro mestre e amigo Fernando Rossi.
Em 2017, traduziu para inglês a peça “Novas diretrizes em Tempos de Paz”, de Bosco Brasil, para leitura no Cherry Lane Theatre, Off Broadway, em Nova York, com produção subsequente do espetáculo em Washington, DC., nos Estados Unidos, em 2018. De inglês para português, é responsável pelas traduções de “Eu sonho antes de depor”, de Arlene Hutton; “Mulheres de Manhattan”, de John Patrick Shanley; e “Mojo Mickybo”, de Owen McCafferty, que estreou em setembro de 2019 no Teatro XP. Responsável pelas versões em inglês dos romances “Legado de Sangue” e “O voo da fênix”, de Raquel Pagno; e da série de Misha Anderson “Os desgarrados_Proteger”, “Os desgarrados_Possuir” e “Os desgarrados_Cuidar”.
Em maio de 2018, realizou a leitura dramatizada do seu texto “Interrogatório”, que foi dirigido por Daniel Chagas, no Midrash Centro Cultural. Em abril de 2019, foi a vez da leitura do seu texto “Conversas com Chocolate”, dirigido por Izak Dahora, também no Midrash Centro Cultural.
Desde fevereiro de 2020, trabalha como colunista do site Rio Encena e é criadora do podcast “Plateia Vazia com Luciana Kezen”, que foi desenvolvido durante a pandemia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS