Retomada de eventos é tímida
Daniela Abreu 17/10/2020 16:52 - Atualizado em 17/10/2020 16:56
Campos teve nova flexibilização nas regras de isolamento, dentro do plano de retomada das atividades econômicas e sociais, o “Campos Daqui Para Frente”. O decreto, que determina a permanência no nível 2, Fase Verde, foi publicado no diário Oficial da última quinta-feira (15) e libera a realização de eventos com até 100 pessoas, respeitando os protocolos e com autorização prévia da superintendência de Entretenimento e Lazer. Enquanto isso, os eventos clandestinos continuam desafiando a Polícia Militar e as ações da Força Tarefa da Prefeitura, que já aplicou mais de 500 multas, além de colocar todo o esforço para controle da pandemia, até aqui, em risco. O boletim epidemiológico divulgado nessa sexta-feira (16) pela Vigilância Epidemiológica atualizou para 412 mortes e 7.600 confirmações da Covid-19. O índice de ocupação de leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19 estão em 43% nas Unidades de Terapia Intensivas (UTI) e em 32% na clínica médica. Também nessa sexta, a região Norte e Noroeste chegou a 1.000 casos.
A relações públicas de três estabelecimentos na Pelinca, Cândida Maria Ribeiro disse que o movimento ainda é tímido porque as pessoas ainda estão com receio da exposição.
— As pessoas ainda não estão comparecendo como a gente esperava, mesmo a gente respeitando todas as normas como espaçamento, álcool em gel e todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Gradativamente eu acredito que as pessoas vão vendo que as coisas estão melhorando, que os números estão caindo e vão voltar ao restaurante, por enquanto o delivery é o que está mandando ainda — disse e acrescentou ainda que os estabelecimentos não fecharam durante a pandemia e que nenhum funcionário foi dispensado.
Mesmo com a flexibilização permitindo música ao vivo, Cândida disse que somente dois estabelecimentos do grupo estão com DJ e música ao vivo, no outro a movimentação exigiu mais cautela. No entanto, eventos agendados em 2019 e cancelados logo no início da pandemia, como casamentos e formaturas estão sendo remarcados. “Desde semana passada para cá, as noivas já estão nos procurando para remarcar. Já temos quatro casamentos para março, dois para junho e três para agosto, além de formaturas para abril, junho e setembro”, completou a relações públicas.
Para Cândida a falta de consciência das pessoas envolvidas com a realização de eventos clandestinos pode causar um retrocesso nas medidas de flexibilização e devem ser combatidas. “Essa clandestinidade talvez prejudique muito a todos nós, porque o vírus está aí. Ele não se dissipou e a gente não tem vacina, nem nada para estarmos protegidos. Esses eventos clandestinos com um número maior do que é permitido devem ser combatidos”, pontuou. 
Norte e Noroeste somam mais de mil mortes
Na última sexta, as cidades do Norte e Noroeste Fluminense ultrapassaram mil mortes por Covid-19. As duas regiões somam 1.001 óbitos em decorrência do novo coronavírus, desde o início da pandemia. Nos 22 municípios, 31.513 casos de Covid-19 já foram registrados. Destes, 28.432 já se recuperaram.
Estado - A secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou que registrou 289.440 casos confirmados e 19.654 óbitos pelo novo coronavírus também nessa sexta. Há ainda 387 óbitos em investigação e 2.135 foram descartados. Entre os casos confirmados, 265.431 pacientes se recuperaram da doença.
País - O Brasil chegou a 153.214 mortes em função da pandemia do novo coronavírus. Em 24 horas, foram registrados 754 óbitos. Os dados estão no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado na noite desta sexta-feira (16) pela pasta.
Na última quinta, a contabilidade das autoridades de saúde marcava 152.460 mortes por causa da covid-19. Ainda há 2.323 falecimentos em investigação.
Mais de 500 multas por irregularidades
A Folha da Manhã tem trazido flagrantes de diversos eventos clandestinos que vêm sendo coibidos pela Polícia Militar e pela Força-Tarefa da Prefeitura de Campos. A superintendência de Postura informou essa semana que, desde o início da pandemia, 504 multas foram aplicadas, a maioria por descumprimento de medidas de enfrentamento à pandemia, previstas nos decretos. As irregularidades que compõem as autuações são a abertura de alguns segmentos fora do prazo previsto, aglomeração e desrespeito às normas de distanciamento, e também referentes a horário de funcionamento, fora do estabelecido em decreto. “A equipe está desde março com os esforços concentrados no enfrentamento à Covid. Trabalhando de forma intensa e contínua para proteger a população da proliferação do vírus”, informa o superintendente, Márcio Aquino.
As fiscalizações vêm sendo realizadas em diferentes regiões e a equipe já atuou em bairros como Parque Santo Amaro, Guarus, Pelinca, entre outros.
A população pode denunciar caso encontre qualquer irregularidade, através dos canais da secretaria de Segurança Pública - (22) 98175-2058/ Guarda Civil Municipal (22) 98175-0785 e superintendência de Postura (22) 98168-3645. “Em caso de aglomeração indevida, as pessoas devem denunciar. Não podemos nos dar ao luxo do descuido neste momento, que ainda é de atenção”, alertou o secretário de Segurança Pública, Darcileu Amaral.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS