Município de São João da Barra é consagrado à Nossa Senhora Aparecida
- Atualizado em 13/10/2020 14:30
Cerimônia de consagração de SJB à Nossa Senhora Aparecida
Cerimônia de consagração de SJB à Nossa Senhora Aparecida / Divulgação/Diocese de Campos
No último domingo (11), véspera do feriado de Nossa Senhora Aparecida, o município de São João da Barra foi oficialmente consagrado à Padroeira do Brasil. A solenidade começou na Prefeitura, com a entrega da imagem que a Diocese de Campos recebeu do Santuário Nacional, e a coroação foi feita pela prefeita Carla Machado. Em seguida, o bispo da Diocese, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, abençoou a cidade, iniciando o cortejo até o Santuário de Nossa Senhora da Penha, em Atafona, onde houve o descerramento de placa comemorativa e uma missa. Presidido por Dom Roberto Francisco, o evento de coroação teve participações do bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, Dom Fernando Arêas Rifan, e do padre Jorge Guimarães de Oliveira, da Paróquia São João Batista.
— A consagração está acontecendo num momento de aflição e de superação da pandemia. E, no caso de Atafona, lugar do Santuário de Nossa Senhora da Penha, onde vamos entronizar a imagem, está acontecendo a intrusão do mar, que está prejudicando a desembocadura do rio Paraíba do Sul, e o mar está soterrando. Colocar neste lugar a imagem tem um sentido de pedir à Nossa Senhora Aparecida pelos pescadores, que possam viver em paz com a terra e o mar — afirmou Dom Roberto Francisco.
O bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, Dom Fernando Rifan, elogiou a programação montada, cumprindo normas sanitárias e com controle da presença de fieis. “Tudo foi muito bonito e bem organizado: bênção da Prefeitura, carreata pela cidade, santa missa em Atafona e a oração da consagração, na presença da prefeita e das autoridades locais, com a entronização da Imagem da Padroeira do Brasil num belo monumento. Exemplo a ser seguido. Parabéns a todos”, disse o líder religioso.
Provedora da Irmandade de Nossa Senhora da Penha, Viviane Meireles falou sobre a importância do momento para a comunidade católica sanjoanense.
— Temos a certeza que estamos guardados debaixo do manto da Mãe Aparecida. Nós damos graças a Deus, Nosso Pai, por nos permitir viver esse dia único. Nossa Senhora é a nossa alegria, e esta consagração é, para nós, um sinal de que a Virgem Maria não nos abandona. Em meio a tantas tristezas ocasionadas por este tempo que estamos vivendo, experimentarmos esse amor que, através de Nossa Senhora Aparecida, se aproxima mais de nós. É dado o perfeito conforto para nossos corações — enfatizou ela.
Antes marcada para 20 de maio, mas adiada devido à pandemia da Covid-19, a consagração do município de São João da Barra fechou o ciclo das comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora, em 1717, nas águas do rio Paraíba do Sul. Na homília, Dom Roberto Francisco destacou a importância da lei municipal que a viabilizou. “Tivemos um dia muito especial. Estou muito honrada em receber das mãos do nosso querido Dom Roberto a imagem doada pelo Santuário Nacional de Aparecida da Rainha e Padroeira do Brasil”, comentou a prefeita Carla Machado.
O arquiteto católico Almir José Neto, especialista em projetos religiosos, ressalta a simbologia de Nossa Senhora Aparecida para São João da Barra.
— Consagrar o município à Senhora que apareceu em suas próprias águas, porque não assim dizer?!, é um ato de louvor e gratidão a Deus, que não apenas nos deu Maria por mãe no alto da Cruz, mas também que se faz presente Nela e por Ela na vida de todo povo brasileiro, em especial do povo sanjoanense, que guarda em seu território, na comunidade de Atafona, a foz do rio Paraíba do Sul — disse Almir. — Como Maria, precisamos nos derramar totalmente no mar, nos entregar totalmente a Deus e Nele confiar e estar, para que vençamos esta pandemia com paz de espírito e saúde de corpo, tendo força e coragem para, a partir dela, conseguirmos construir um mundo melhor; um mundo de irmãos — complementou Almir, citando a encíclica “Fratelli tutti” do Papa Francisco.
Cerimônia de consagração de SJB à Nossa Senhora Aparecida
Cerimônia de consagração de SJB à Nossa Senhora Aparecida / Divulgação/Diocese de Campos
 
Emoção e esperança: devotos pedem pelo fim da pandemia
 
A consagração emocionou devotos de Nossa Senhora Aparecida como Gabriela Hintz, que disse confiar na Padroeira do Brasil para interceder pelo fim da pandemia. Na passagem pela Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra e pelo Centro de Referência de Enfrentamento à Covid-19, o bispo diocesano Dom Roberto Francisco abençoou os médicos, enfermeiros e profissionais da saúde que assistiram ao cortejo.
— Foi emocionante participar desse momento de fé e celebração para o município onde recebemos a imagem da Padroeira do Brasil. São João da Barra tem em sua religiosidade um de seus maiores patrimônios. Que Nossa Senhora possa abençoar todo o nosso povo com seu amor infinito — afirmou Gabriela Hintz.
Outra fiel, Alicineia Gama, moradora de Campos, seguiu a linha do discurso: “Fiquei muito emocionada e feliz com a consagração do município de São João da Barra, onde trabalho, à Nossa Senhora Aparecida. Como devota da Mãe Aparecida, peço que ela interceda por nós, principalmente pelo fim desta pandemia, e que nossa terra tão amada esteja sempre coberta pelo manto protetor de Maria Santíssima”. (A.N.) (M.B.)
Cerimônia de consagração de SJB à Nossa Senhora Aparecida
Cerimônia de consagração de SJB à Nossa Senhora Aparecida / Divulgação/Diocese de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS