Norte e Noroeste somam 973 mortes por Covid-19
- Atualizado em 09/10/2020 22:26
Os municípios do Norte e Noroeste Fluminense contabilizam, nesta quinta-feira (08), 973 mortes em decorrência do novo coronavírus, desde o início da pandemia. Nos 22 municípios, 30.058 casos de Covid-19 já foram registrados. Já o número de pacientes recuperados chega a 27.230.
Campos ultrapassou a marca de sete mil casos positivos de Covid-19 nesta sexta-feira (09). Novo boletim epidemiológico trouxe mais duas mortes e 180 novos casos da doença. De acordo com a Vigilância em Saúde, o município contabiliza 398 óbitos e 7.087 confirmações do vírus desde o início da pandemia. Além disso, 18.742 pessoas apresentaram sintomas suspeitos do vírus e são acompanhadas por equipes de saúde. Até o momento, 5.559 pacientes já se recuperaram da Covid-19.
Segundo a Prefeitura, dos suspeitos, 18.656 casos são caracterizados como síndrome gripal e 86 como síndrome respiratória aguda grave.
A Vigilância em Saúde informa que estão sendo divulgados casos confirmados de Covid-19 registrados em meses anteriores nos laboratórios - somado às notificações concentradas na Vigilância em Saúde do Município (unidades de saúde e testes realizados pela Prefeitura). Esse registro é reflexo da obrigatoriedade de notificação pelos laboratórios do Município. Além disso, a Prefeitura vem realizando a Testagem Itinerante e os testes agendados via aplicativo Dados Bem cujas notificações seguem acontecendo diariamente.
Os óbitos informados hoje no boletim foram registrados nos meses de maio e setembro. A Vigilância ressalta que o número de óbitos informado é determinado pelo registro de óbitos ocorridos. Este registro nem sempre corresponde a óbito ocorrido nas últimas 24 horas. Assim, casos informados como suspeito ou provável para Covid-19 na declaração de óbito são investigados pela Vigilância Epidemiológica e muitos destes casos são descartados para Covid-19 nos sistemas próprios do Ministério da Saúde. O encerramento dos casos ocorre após liberação do resultado do exame (Confirmado ou Descartado) dentro dos sistemas SIVEP-Gripe e SIM do Ministério da Saúde. O Departamento esclarece, ainda, que a investigação só é dada como finalizada apenas mediante a notificação, o laudo e a declaração de óbito. Desta forma, pode ocorrer a inclusão de óbito ocorrido no mês anterior em Campos. 
Mais um óbito por Covid-19 foi confirmado em Macaé e o município passa a contabilizar 154 mortes em decorrência da doença. A nova vítima é uma mulher de 57 anos, portadora de doença renal crônica. No boletim desta sexta-feira (09), mais 78 casos de coronavírus também foram confirmados, totalizando 7.725 infectados. Destes, 7.505 são pacientes recuperados.
O Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus de Macaé realizou, durante as 24 horas dessa quinta-feira (08), 117 atendimentos. Segundo a Prefeitura, 5.513 casos foram confirmados por testes sorológicos e 2.212 por teste RT-PCR (swab). As taxas do município, nesta sexta-feira são: de ocupação de leitos terapia intensiva SUS Covid-19, 25%; de reprodução do vírus 0,78; e de letalidade 1,9%.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS