Kátia Macabu é eleita primeira presidente do Fórum de Cultura do Norte Fluminense
Matheus Berriel - Atualizado em 29/09/2020 16:38
Kátia Macabu
Kátia Macabu / Divulgação
Kátia Macabu é a primeira presidente do Fórum Regional de Cultura do Norte Fluminense. Única candidata ao cargo, a professora e agente cultural campista foi eleita por unanimidade na noite da última segunda-feira (28), na reunião virtual que marcou a implantação do fórum e definiu a sua primeira diretoria. Participaram 35 dos 40 votantes previamente inscritos, sendo 24 de Campos, seis de São João da Barra, dois de Macaé, dois de Quissamã e um de São Fidélis.
— A eleição do Fórum Regional de Cultura do Norte Fluminense possibilita, pela primeira vez, que a região tenha representatividade no Fórum Estadual de Cultura e que, portanto, integre o Sistema Estadual de Cultura, como previsto na Lei Estadual nº 7035/2015 — explicou Kátia Macabu. — Cabe dizer que, das 10 regiões do estado, esta era a única a não fazer parte do Sistema Estadual. Na prática, a partir de agora, teremos interlocução direta com e entre os nove municípios da região, e destes com as outras regiões de todo o estado do Rio, o Conselho Estadual de Política Cultural e com a própria secretaria de Estado de Cultura — detalhou.
Líder da mobilização que culminou no surgimento do fórum regional, Kátia é diretora do Grupo Nós de Teatro e integrante do Conselho Municipal de Cultura de Campos, representando a sociedade civil na câmara técnica de gestão cultural. Professora durante quase quatro décadas, ela foi coordenadora regional de educação do Estado por quatro anos, além de gestora cultural no Instituto Federal Fluminense (IFF) por mais de 15.
— Caberá a mim, enquanto presidente, ter muita escuta nesse momento de tantas necessidades vitais por que passa o setor cultural. Penso em trabalhar colaborativamente com os demais integrantes da diretoria e com todos gestores e fazedores de cultura dos municípios do Norte Fluminense para, juntos, podermos realizar uma transformação de dentro para fora — afirmou Kátia. — Não podemos alterar nada que acreditamos precisar de mudanças se nós mesmos não nos dispusermos a olhar esse mundo com mais generosidade, parceria, empatia e resiliência. Precisamos chegar ao século XXI de fato, deixar os ranços, preconceitos e disputas insignificantes de outrora, e nos fortalecer enquanto indivíduos que se dedicam à cultura e aos nossos municípios pelo grande potencial cultural que possuem — acrescentou.
Completam a diretoria eleita o primeiro e segundo vice-presidentes, Necy Gomes da Silva Filho (Junior Q’batuque) e Madalena Ribeiro Tinoco, de Quissamã e São João da Barra, respectivamente; e a primeira e segunda secretárias, Julia Nadim e Iara Souza Lima, de São João da Barra e Campos. Ronaldo Vicente Guimarães foi o responsável pelo processo eleitoral na videoconferência.
Além dos membros inscritos, também participaram da reunião como convidados, enquanto observadores externos, representantes da secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, Reginaldo Magalhães; da secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa, Taydara Araújo; da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Flávio Aniceto; e da Câmara Municipal de Macaé, Marcel Silvano.
Eleição aconteceu em formato virtual
Eleição aconteceu em formato virtual / Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS