Missa do Santíssimo Salvador reúne fiéis na Catedral e pelo Youtube
Virna Alencar 06/08/2020 11:50 - Atualizado em 06/08/2020 15:49
  • Missa Solene (Foto: Genilson Pessanha)

    Missa Solene (Foto: Genilson Pessanha)

  • Missa Solene (Foto: Genilson Pessanha)

    Missa Solene (Foto: Genilson Pessanha)

  • Missa Solene (Foto: Genilson Pessanha)

    Missa Solene (Foto: Genilson Pessanha)

  • Missa Solene (Foto: Genilson Pessanha)

    Missa Solene (Foto: Genilson Pessanha)

  • Missa Solene (Foto: Genilson Pessanha)

    Missa Solene (Foto: Genilson Pessanha)

  • Missa Solene (Foto: Genilson Pessanha)

    Missa Solene (Foto: Genilson Pessanha)

  • Missa Solene (Foto: Genilson Pessanha)

    Missa Solene (Foto: Genilson Pessanha)

  • Missa Solene (Foto: Genilson Pessanha)

    Missa Solene (Foto: Genilson Pessanha)

A celebração da Santa Missa Solene pelo dia do Santíssimo Salvador, padroeiro de Campos, na Catedral, foi marcada por reflexões e esperança de dias melhores, tendo em vista o cenário de pandemia da Covid-19. Iniciada às 10h, ela foi celebrada pelo bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, e com transmissão no YouTube. O prefeito Rafael Diniz e o presidente da Câmara Municipal de Campos, Fred Machado, acompanharam a missa. A 368ª edição da Festa do Santíssimo Salvador recebeu adequações respeitando todos os protocolos de segurança, com o objetivo de evitar aglomeração de pessoas.
Em suas palavras, Dom Roberto Francisco enfatizou a importância do dia 6 de agosto, data em que a Igreja Católica celebra a transfiguração de Jesus como Salvador. “A data tem um sentido muito adequado para o momento em que vivemos hoje. Mostra que Jesus nos transforma, nos mostra qual é a nossa vocação e nossa missão. Em tempos difíceis, como de pandemia, Ele nos conforta, nos anima e nos dá esperança para superar, esses momentos de cruz, de crise, de prova, para construir algo muito melhor, uma cidade muito mais iluminada e vencer não só a pandemia do coronavirus, mas da indiferença, do egoísmo, da violência, pois com elas não teremos futuro. Enfim, que possamos nos tornar mais espiritualizados, com mais esperança”, disse.
O pároco da Catedral e vigário geral da Diocese de Campos, monsenhor Leandro de Moraes Diniz, falou sobre as adaptações provocadas pela doença na programação da tradicional festa na cidade. “É um grande desafio, porque tudo é muito novo. Nós não esperávamos celebrar a festa de São Salvador nesses formatos. Nestes momentos de incertezas, de dificuldade, a fé sempre auxilia a pessoa, no sentido de ter uma confiança, esperar em Deus, colocando o controle das situações nas mãos Dele”, falou.
Ana Maria da Silva (Foto: Genilson Pessanha)
Ana Maria da Silva (Foto: Genilson Pessanha) / Genilson Pessanha
Ao som do Coral Arautos do Evangelho, regido pelo maestro João Carlos Barroso, a missa emocionou fiéis. A moradora do Parque Eldorado Ana Maria da Silva, de 67 anos, disse que fez questão de acompanhar a missa, mesmo fazendo parte do grupo de risco. “Há mais de 20 anos frequento essa igreja. Acompanho os noticiários pela televisão e há quatro meses é só tristeza. Mas para Deus nada é impossível. Oremos pela nossa população. Deus está esperando pela fé de cada um para vencermos essa batalha”, disse.
Autoridades acompanharam a celebração — Na ocasião, o prefeito Rafael Diniz disse que o momento é de fé na certeza de que os munícipes irão se recuperar dos efeitos da luta contra o coronavirus. “Vivemos tempos difíceis no mundo e, consequentemente, em nossa cidade. Antes de mais nada, lamentar as mais de 200 mortes que aconteceram no município, embora a Prefeitura venha fazendo um grande trabalho junto com todos os profissionais. Como costumo dizer, feliz a cidade que tem como padroeiro o Santíssimo Salvador. Então, vamos pedir para que Ele venha nos proteger, nos guiar, especialmente neste momento de pandemia. É momento de reflexão, porque estamos passando por isso e o que vamos tirar disso tudo quando passar”, declarou.
  • Filho e viúva de Gil Vianna, Bruno e Andréia, com o bispo (Foto: Divulgação)

    Filho e viúva de Gil Vianna, Bruno e Andréia, com o bispo (Foto: Divulgação)

  • Monsenhor Leandro de Moraes Diniz (Foto: Genilson Pessanha)

    Monsenhor Leandro de Moraes Diniz (Foto: Genilson Pessanha)

  • Bispo Dom Roberto Ferrería Paz (Foto: Genilson Pessanha)

    Bispo Dom Roberto Ferrería Paz (Foto: Genilson Pessanha)

  • Presidente da Câmara, Fred Machado (Foto: Genilson Pessanha)

    Presidente da Câmara, Fred Machado (Foto: Genilson Pessanha)

  • Deputado federal Wladimir Garotinho (Foto: Genilson Pessanha)

    Deputado federal Wladimir Garotinho (Foto: Genilson Pessanha)

  • Prefeito Rafael Diniz (Foto: Genilson Pessanha)

    Prefeito Rafael Diniz (Foto: Genilson Pessanha)

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Frad Machado, declarou: “Neste dia esperamos resgatar essa fé de que tudo vai passar. Estamos passando por uma situação delicada, vidas foram ceifadas e acho que a fé é um dos alicerces mais fortes que a gente tem”.
O deputado federal Wladimir Garotinho também acompanhou a missa solene. “É sempre o momento de estarmos próximos ao Criador, temos o privilégio de termos em nossa cidade o próprio Jesus Cristo, o Santíssimo Salvador, como padroeiro. Acabei de passar por uma situação bem difícil com meu filho, que estava internado na UTI e agradeço muito a Deus por ele já estar em casa. E também pedir por todos os enfermos e por toda dificuldade que a sociedade está passando pela Covid-19. Tenho certeza de que dias melhores virão. A gente precisava ter fé e fazer a nossa parte”, finalizou.
Filho do deputado estadual Gil Vianna, morto em 19 de maio vítima da Covid-19, e pré-canditado à Câmara Municipal, Bruno Vianna também compareceu à celebração ao lado da mãe, Andrea Cordeiro, e a esposa, Bruna Vianna.
— Hoje é uma data importante para todos nós, campistas, celebrar Jesus Cristo, padroeiro da nossa cidade. Estar aqui, ao lado da minha família, depois de tudo que vivenciamos, nos enche de força e esperança por dias melhores. Também estamos representando o meu pai, que foi um homem de muita fé e que sempre esteve presente na celebrações do Santíssimo Salvador. Pedimos proteção para todos nós, principalmente para todas as famílias que foram devastadas por esse vírus e que hoje vivem a dor do luto. Foi uma honra ouvir do bispo palavras tão bonitas sobre o meu pai. Isso nos motiva a seguir em frente — destacou Bruno, que também é presidente do diretório municipal do PSL.
Programação — Ainda faz parte da programação a apresentação da Banda da Guarda Civil Municipal, às 18h, que acontecerá no interior da igreja, e não mais na praça do Santíssimo Salvador, para evitar aglomeração. Haverá transmissão via YouTube, pelo canal “Catedral SS Salvador”. A tradicional procissão não acontecerá neste ano, dando lugar a um passeio em carro aberto da imagem do padroeiro de Campos por ruas do Centro, a partir das 19h. A recomendação é para que os fiéis acompanhem de suas casas.
Medidas de enfrentamento à Covid-19 — A Catedral do Santíssimo Salvador pode receber atualmente até 70 fiéis por celebração, correspondendo ao limite de 30% da capacidade definido no plano de retomada de atividades econômicas e sociais da Prefeitura, que segue na fase amarela, equivalente ao terceiro estágio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS