Brasileirão começa neste domingo para Flamengo e Fluminense
- Atualizado em 07/08/2020 22:27
Treinadores de Fla e Flu encerram neste sábado a preparação para as estreias
Treinadores de Fla e Flu encerram neste sábado a preparação para as estreias / Fotos: Alexandre Vidal/CRF e Lucas Merçon/FFC
Mais de três meses depois da data inicialmente agendada, sem público nos estádios e com o término previsto apenas para fevereiro de 2021, começa neste fim de semana a edição 2020 do Campeonato Brasileiro, embora não para todos os clubes. Seis dos 20 participantes da Série A tiveram os jogos da primeira rodada adiados, em virtude das decisões dos Campeonatos Paulista e Baiano. É o caso de Botafogo e Vasco, que ainda não sabem quando vão enfrentar o Bahia e o Palmeiras. Também está com data indefinida o confronto do primeiro turno entre Corinthians e Atlético Goianiense. Para o Flamengo, atual campeão, a defesa do título começa neste domingo (9), às 16h, contra o Atlético Mineiro, no Maracanã. Mais tarde, às 19h, o Fluminense visita o Grêmio em sua arena.
De técnico novo, o catalão Domènec Torrent, o favorito Flamengo, que já levantou quatro taças nesta temporada, abre a campanha contra outro candidato a brigar pelo título. Finalista do Campeonato Mineiro, contra o Tombense, o Galo tem no comando o argentino Jorge Sampaoli, que em 2019 levou o Santos ao vice nacional.
— É uma grande equipe, com movimentos bem incisivos. Ano passado jogamos contra o Santos de Sampaoli, e agora vamos atuar contra o Atlético, comandado por ele. É um grande treinador, que fez boas contratações. O time deles tem jogadores de boa qualidade. Esperamos que seja um grande jogo, e vamos tentar anular os pontos fortes deles para sair de campo com a vitória — disse nessa sexta-feira (7) o volante rubro-negro Willian Arão.
A tendência é que o técnico Dome, como já é carinhosamente chamado por alguns torcedores do Flamengo, tenha força máxima em sua estreia à beira do campo. Com a recuperação de Filipe Luís de uma lesão na panturrilha direita, a única dúvida passa a ser quanto ao outro lateral, Rafinha, que também deve estar à disposição. Afinal, já superou a entorse no tornozelo esquerdo e participou integralmente do treino de sexta.
Reforçado por nomes como os do volante Léo Sena, revelação do Goiás na última temporada; do meia Allan Franco, campeão da Sul-Americana pelo Independiente del Valle (EQU); e do atacante Keno, ex-Palmeiras; entre outros, o Galo tende a fazer campanha bem superior à do ano passado, quando terminou o Brasileirão apenas em 13º.
— O Flamengo foi campeão ano passado e é o time que, muitos dizem, a ser batido. Mais do que você focar em um ou outro rival, acredito que precisamos começar bem o campeonato com os primeiros três pontos que vão ser disputados. Respeitamos muito o Flamengo, sabemos da qualidade que eles têm em campo e sabemos que será um grande jogo, mas vamos lá fazer o nosso melhor — afirmou o goleiro Rafael, um dos destaques da equipe na recente conquista da vaga na decisão do Estadual.
Flu abre campanha visitando o Grêmio
Outro time cotado a brigar nas primeiras colocações é o Grêmio, que chega com moral à estreia no Brasileiro após ter conquistado o segundo turno do Campeonato Gaúcho sobre o arquirrival Inter, na última quarta-feira (05). Além do atacante Everton, vendido ao Benfica (POR) de Jorge Jesus, o técnico Renato Gaúcho já sabe que não contará com Matheus Henrique e Jean Pyerre para enfrentar o Fluminense. Ambos ficaram de fora da lista de relacionados que, por outro lado, tem o meia Thiago Neves, principal contratação da temporada, que ainda não jogou após a pausa do futebol, devido à pandemia da Covid-19, em virtude de um desconforto na panturrilha.
No Fluminense, o segredo para surpreender pode estar na mescla entre juventude e experiência. Foi esse um dos fatores que levaram o clube ao título da Taça Rio e ao vice Estadual, superado pelo Flamengo. No domingo, três serão os desfalques: um deles o lateral-direito Gilberto, mais um contratado pelo Benfica. Também não jogam o zagueiro Matheus Ferraz e o volante Hudson, ambos lesionados. O técnico Odair Helmann tem treinado com Igor Julião na direita, Luccas Claro na zaga, e Yuri compondo o meio. Opção para o ataque, Fred se recuperou da cirurgia no olho esquerdo, foi relacionado e começa no banco. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS