Prova Ciclística de São Salvador é adiada para 1º de novembro
Matheus Berriel 13/07/2020 17:26 - Atualizado em 24/07/2020 19:05
Tradicionalmente realizada no dia 6 de agosto, quando é celebrado o padroeiro de Campos, a Prova Ciclística de São Salvador foi adiada para 1º de novembro, um domingo, véspera do feriado de Finados. A mudança de data da 76ª edição da competição de ciclismo mais antiga do país deve-se à pandemia da Covid-19. Organizador do evento neste ano, o ciclista Afonso Celso Pacheco disse que a situação do novo coronavírus em Campos continuará sendo levada em conta em avaliações futuras.
— Por causa da pandemia, obviamente não poderíamos fazer a prova em agosto. Já colocamos no calendário da federação estadual para podermos segurar a vaga da prova em 1º de novembro, já que outras provas também foram adiadas. As pessoas procuram datas no calendário para fazerem suas provas. Mas, o futuro a Deus pertence. Se nada melhorar, a gente vai ter que jogar para dezembro ou, infelizmente, esse ano não ter a prova. A princípio, ela vai acontecer no dia 1º de novembro — afirmou o Afonso Celso.
O evento terá chancela e supervisão da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj). — Se tudo correr de acordo (com o previsto), as inscrições serão abertas no dia 1º de setembro — disse o presidente da entidade, Rodrigo Rocha.
O organizador Afonso Celso busca apoio da Prefeitura na parte logística. Estão previstas aproximadamente 20 categorias.
— Em outros anos, eu organizava junto à federação estadual. Neste ano, entra só o meu nome como organizador. A federação faz a supervisão, e a Prefeitura entra com o apoio, fechamento das ruas. Infelizmente, nesse ano não vamos conseguir premiação em dinheiro. Mas, também não vamos deixar de fazer a prova por isso. Estamos tentando viabilizar patrocínio de algumas empresas para as despesas da prova — explicou Afonso.
Realizada desde 1944, a Prova Ciclística de São Salvador reuniu no ano passado atletas de 10 estados brasileiros, disputando pontos para o ranking nacional. O ciclista Rafael Andriato, da equipe de Ribeirão Preto (SP), foi o grande campeão na categoria elite masculina, batendo seu companheiro de equipe Cristian Egídio por milésimos de segundo. Na categoria elite feminina, o triunfo ficou com a dinamarquesa Line Ostergaard, que mora no Rio de Janeiro há seis anos. Já na regional, Fabiano dos Santos Mota, de São Francisco de Itabapoana, subiu no lugar mais alto do pódio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS