Secretaria estadual de Cultura cria protocolo para orientação aos museus durante a pandemia
08/07/2020 17:52 - Atualizado em 24/07/2020 18:31
Com as portas fechadas desde o início da pandemia do novo coronavírus em março, a rede de museus do Rio de Janeiro faz planos para quando voltar a receber visitantes. Em um período de flexibilização de diversos setores, a secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj), através da superintendência de Museus, criou um documento com recomendações para auxiliar na elaboração de protocolos para os museus em tempo de pandemia da Covid-19.
O texto entrou na lista de protocolos de reaberturas nacionais e internacionais do Conselho Internacional de Museus (Icom Brasil), organização não-governamental que mantém relações formais com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), executando parte de seu programa para museus. O documento levou em consideração algumas referências, como do próprio Icom e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Todos seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
— Nossa equipe elaborou esse documento com base em protocolos e legislações existentes. Com este estudo, trouxemos as normas para a nossa realidade no estado do Rio para que qualquer museu do território fluminense consiga adaptar aos seus espaços. É um documento para servir de referência para os profissionais do setor neste momento de pandemia — explicou a superintende de Museus da Sececrj, Lucienne Figueiredo.
No protocolo da superintendência de Museus, algumas ações reetem o momento atual, quando os espaços seguem fechados para o público, mas que há atividades internas. Existem orientações para a segurança dos funcionários, orientações para uso de EPIs e liberação para home office quando for necessário. O documento também aborda medidas para as próximas etapas da flexibilização, de uma possível abertura para os visitantes.
— A Cultura possui diversos segmentos, por isso todos devem receber as suas orientações específicas para o início da flexibilização. Mas, tendo a certeza que o período da pandemia da Covid-19 ainda não passou, os cuidados devem receber a mesma atenção. O protocolo dos Museus leva em consideração as características para servir de referência para todo o estado do Rio — disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj), Danielle Barros.
Com as mudanças das bandeiras de flexibilização do estado e das cidades, o documento pode ser alterado, sendo atualizado com novas orientações com base nos protocolos das autoridades de saúde pública.
Auxílio operacional a museus  — No período de pandemia da Covid-19, a superintendência de Museus da Sececrj disponibilizou o #MuseuPresente, um canal de consultoria e assessoria on-line aos profissionais de museus de todo o estado do Rio de Janeiro. Quem tiver dúvidas pode entrar em contato pelo email [email protected] ou pelo telefone (21) 99001-3600.
Fonte: Secec RJ.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS