Na Ciência Não Há Lugar Para Celebridades e Festas de Oscar ou Garimpar Popularidade Para a Próxima Eleição, Avalia o Co-Responsável Pelo GPIDMR Itep- Uenf /Uniflu Auner Pereira, Abrindo a Boca Para Marco Barcelos.
24/07/2020 12:48 - Atualizado em 24/07/2020 15:44
1 - A educação é um dos pilares de uma sociedade , na sua formação e desenvolvimento como valorizar um Estado no progresso científico , incentivando a pesquisa ?
Pela sua expressão... “A educação”, começo por aí – A educação é um processo de vida e investimentos em diferentes níveis de complexidade de responsabilidade das famílias. A Escolaridade é um projeto produtivo sistêmico do Estado – segundo a Constituição em vigor - que deveria começar na creche e culminar na continuidade do estudante ao longo de toda a sua vida profissional no desenvolvimento de informações, tecnologias e cientificidade, na Universidade e no mercado. É dever do estado e direito do cidadão, previsto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, artigo 205 da Constituição Federal de 1988: " A educação,(Escolaridade?) direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, é um investimento de gerações, está previsto em orçamento. Nós temos uma população incentivada por títeres processuais que permanecem como súditos a reboque das ideias de depender do estado, como em uma corte imperial. Acham que quem tem o poder é quem ocupa cargo público, autoridade, o imperador, o rei. A todos o devido respeito, mas como representantes da vontade do povo. Uma visão imperialista escravocrata em plena república. Ainda não usufruem da informação democratizada que “ todo o poder emana do cidadão” Ele ou ela, como autoridade, deve exigir em todas as instâncias do estado brasileiro o cumprimento das leis e dos orçamentos. Dinheiro, recursos, estão previstos sim, mas não para a a ignorância e ganância de alguns. Lembro de uma pergunta a um estudante no ensino fundamental: O que você quer ser quando crescer? – Controlador de licitação. Não há um estado valorizado sem que, primeiro o cidadão não tenha entusiasmo de ser ele o representante que sustenta o estado e não depende dele, do estado, para usufruir favores. Isso provém da continuidade de Escolas em que o conteúdo estudado em sala de aulas ou por meios informatizados não se torna aplicação imediata na melhoria de vida dele, do cidadão. Se constituem em um armazém reprodutivo de ideologias em diferentes linguagens, salvo algumas iniciativas diferentes. Por isso muitos estudantes ficam frustrados, pois o tempo que gastam com a tal escola não representam mudanças na sua vida e de suas famílias. Então para que perder tempo com tais assuntos de livros? Aí imperam os modismos e eles são empurrados a uma busca por novas experiências que vão culminar nos achacadores de angustias juvenis e traumas dos estudantes com o oferecimento de novos aliciamentos para os seus interesses de sustentabilidade marginais em festas de bairros. O artigo 207 - da CRFBr, indica a indissociabilidade da pesquisa extensão e ensino, onde estão os resultados transformadores na maioria das instituições do tal ensino? Nos últimos 50 anos de escolas o mundo informado, mudou? Todos os em torno de 600.000 apenados no Brasil não tiveram escola? Tanto dinheiro aplicado em escolas e o resultado, todos os cidadãos lutando pela sua realidade e dignidade comunitária. A rua ficou mais limpa? As casas são melhores, a mobilidade urbana? Áreas de lazer? Estão empregados, empreendendo? Bibliotecas em cada bairro, abertas aos sábados e domingos? Olimpíadas de bairros, esportes da juventude? A segurança e bem estar? A maior parte dos jovens tem esperanças na sua empregabilidade? Resultados? Pé no chão e cabeça lá fora pela manipulação da mídia idiossincrática de favores e desinformação adrede de vida rica. Mitos!
02 - Nunca se deu tanto valor aos profissionais de saúde e aos pesquisadores , como nesta Pandemia . Na sua avaliação quais políticas públicas se fazem necessárias para o Brasil chegar ao nível dos países de primeiro mundo ?
Os Brasileiros verdadeiros não devem cair nessa fantasia de primeiro mundo. O seu primeiro mundo é onde você vive e trabalha e quem sabe vai morrer. Você está disposto a transformar a sua realidade? Como estão as suas negociações de comunidade e de bairro? Se a revolução não começar por aí não adiante mirar na Finlândia. A população não sabe e nem tem controle sobre o que são políticas publicas. Você mesmo pode dizer quais são as políticas públicas efetivas no seu bairro. Se não aconteceu no seu bairro o resto é marketing para com o seu dinheiro e discurso de mídias pagas pelo próprio pode publico. Impresssa livre não vive de verbas de governo, vive da sua competência de venda de seus produtos no mercado. A política pública prioritária deveria ser a formação de gestores que pretendessem ser agentes públicos, como verdadeiros estadistas e se a população não participar da tal politica pública, fica só discurso. Agora vem a nova onda? “O novo normal” ? Nunca foi normal. Igual a história de “capital humano”. O mercantilismo e a função do imperialismo escravocrata usavam capital humano.Nunca fomos e não somos capital humano, uma mentalidade de guildas que também fluem para o que se propõem algumas novidades do tipo sites,aplicando golpes por infovia, que mesmo com novas linguagens e tecnologias, replicam os costumes de facções ou milicias com discursos e estruturas novas ao intensificar o mecanicismo cartesiano, positivista, tecnicista, evidentemente adaptados aos signos do século XXI. É uma pandemia tecnológica excludente. E não me venha com a seguinte história: “ Por favor não morram todos os pobres. Precisam ficar alguns para o ano que vem? Se não como vamos fazer campanhas de caridade?
Pergunto: Se você conhece e se todas as crianças, jovens e adolescentes estão informados e participando das política públicas para a realidade dos 5. 570 municípios no Brasil ?
1. Empregabilidade dos jovens e adultos na sua região?
2. Redução de tributos e incentivos com investimentos em empresas locais?
3. Ampliar o poder de compra da população?
4. Maximizar a valorização da estrutura de segurança pública?
5. Opções de lazer?
6. Eliminar o analfabetismo?
7. Ter todas as ruas limpas e higienizadas?
8. Receber seus proventos em dia?
9 Identificar atendimentos de orientação prévia de nutrição e bem estar?
10 Qualificar orientação sistemática de rotinas de atendimento médico, odontológico, psicológico, nutricional e educacional em todas as escolas para pais e estudantes incluídos.
11. Avaliar orientação sistemática de saúde nos polos de socorro?
12. Verificar a orientação dos investimentos na produtividade, rentabilidade, lucratividade e viabilidade na produção, distribuição e consumo na agropecuária?
13. Avaliar sistemas de abastecimento, armazenagem de alimentos?
14. Avaliar sistemas de incentivos ao associativismo, comunidades e cultura local?
15.Qualificar o patrimônio publico e histórico integrado com o turismo regional efetivo?
16. Mensurar o usufruto de restauração e finalidade dos prédios públicos abandonados?
17 Consolidar a comunicação e infovia nos distritos mais distantes?
18.Utilizar a sistematização do segmento viário e transportes para as grandes distancias?
19 Usar os canais e sistema fluvial integrados com a piscicultura?
20.Intensificar os treinamentos sistemáticos para o atendimento às demandas cidadãs?
21.Atender todas as crianças até 12 anos e prestadores de serviços de transportes urbanos com 3 idiomas?
22.Atender os abrigos de idosos e idosas e de outros segmentos com sustentabilidade institucional?
23. Instalar portais com câmeras em todos os bairros para ampliar a segurança da população?
24. Agir com urgência sobre a constituição e manutenção das facções e milícias com o tráfico de impostos, de armas, munições, drogas e vidas humanas. ?
25. Efetivar a orientação às mulheres na politica protetiva nacional ?
26. Determinar restrições a imóveis urbanos abandonados e criadores e focos de mosquitos ?
27. Funcionar o transporte de massa urbana interligada por metrô de superfície?
28. Efetivar captação de água potável da região da serra?
29. Asfaltar as estradas vicinais de acesso a comercialização de produtos agropecuários?
30. Concluir a valorização da mão de obra rural?
31. Investir no apoio a formação , treinamento e desenvolvimento de força de trabalho?
32. Gerenciar o programa de que todas as famílias sejam integradas na reconstrução permanente das escolas da sua comunidade?
33. Promover e realizar as eleições democráticas pela comunidade em todas as gestões de escolas do município?
34.Eliminar gradualmente todas as possibilidades de políticas públicas que contribuem com a dependência da tutela pública em qualquer situação?
35. Realizar o acesso irrestrito na internet com a política de cidade informatizada?
36. Incentivar as comunidades solidárias bem como as políticas cooperativistas?
37. Valorizar realização de parques ecológicos em memória da cultura local ?
38. Empreender a valorização de parque ecológico em memória a cultura afro.
39. Demonstrar respeito irrestrito as manifestações de crenças e culturas nativas?
40. Incentivar e investir em incubadoras de empreendedores locais?
41 Intensificar a programação cultural com adesão irrestrita de artistas locais?
42. Investir em mídias representativas da identidade e cultura local ?
43. Incentivar a programação efetiva de expressão a história do local ?
44. Valorizar as nascentes e locais de reserva de mananciais?
45. Viabilizar a Arborização nativa e reflorestamento sistêmico de áreas especiais.?
46. Realizar Atividades desportivas e incentivo a investimentos em campeonatos locais?
47. Valorizar as margens e da água dos rios com investimentos em meio ambiente saudável.
48. Valorizar parques e lagoas ?
49. Criar e manter de parques temáticos para utilização da população em atividades sob orientação cultural.
50. Reconstruir um centro cívico para concentrar todos os atendimentos às demandas cidadãs?
51.Promover gincanas de leituras e cultura em bibliotecas e museus em todos os distritos e bairros abertos aos sábados e domingos- usinas do saber?
52. Eliminar o descarte de “marginais” e doentes de madrugada para que os serviços públicos de outro município possa atender?
53. Definir a questão dos resíduos sólidos e líquidos?
54. Promover o bem-estar para a população?
55. Especializar a estrutura de serviços hospitalares e ambulatoriais?
56. Avaliar os poços artesianos e domésticos nos bairros?
57. Promover os programas de engenharias sanitária e ferroviária?
58. Manter a segurança alimentar em bares e restaurantes?
59. Proteger e desenvolver condições ambientais para salvar a fauna e flora silvestre regional?
60. Proporcionar o desenvolvimento da saúde mental?
61. Construir e ampliar as condições viárias com ciclovias?
62. Promover a realização de Feiras de alimentos naturais e de artesanato?
63. Eliminar as filas de bancos?
64. Construir e administrar a estrutura de serviços de sanitários públicos e bebedouros em praças e espaços de lazer e centros de comércio?
65. Orientar e promover atividades e uso das praias?
66. Qualificação de serviços de cemitérios e afins?
67. Adequar o trânsito com a oferta de serviços de estacionamento de veículos e automotores em vias públicas?
68. Implantar vias rápidas centro – bairro, livres de estacionamento público?
69. Coibir sistematicamente o uso de som elevado nas vias públicas e além do horário limite.
70. Eliminar o problema sanitário de aves em praças públicas e telhados alimentados por Transeuntes?
71. Atender e orientar a atenção especial no acolhimento aos fluxos de emigrantes e imigrantes?
72. Proporcionar a transparência e a comunicação democrática das informações sobre o planejamento estratégico e gestão para curto, médio e longo prazos com a população?
73. Promover em Instituições, escolas, empresas e nos sites aos valores humanos com base no título I da Constituição em vigor- de 1988.?
Para começo de conversa, são 100 itens, observe os 73 itens indicados anteriormente e verifique se pode responder com dados e informações citando fontes ?
O resto é perda de tempo. Não vão resolver o que está aí há mais de 100 anos.
Diz um ditado oriental que : “ Quando dois elefantes brigam, a grama é que leva a pior”
Vem aí outra oportunidade de fazer uma nova história de uma vez por todas ou nunca mais nesta geração.
Pode mostrar a diferença?
03 - Dr Auner Pereira , a cada dia temos vídeos com publicações científicas ou apenas falácias , sobre a possível cura da covid 19 , ou tratamentos , o que deixa a população insegura . Como saber se o tratamento é eficaz e respaldado cientificamente ?
Somente por sites e pronunciamento das instâncias científicas. Na ciência não há lugar para celebridades e festas de Oscar ou garimpar popularidade para a próxima eleição. Cientista está voltado para a nação. A vacina virá.
04 - Dr Auner Pereira , sendo co-responsável pelo Grupo de Pesquisa Interinstitucional de Desenvolvimento Municipal Regional.Itep- Uenf /Uniflu , como incentivar novos pesquisadores , nas mais variadas linhas de pesquisa , e quem pôde participar ?
O GPIDMR- Grupo de Pesquisa Interinstitucional de Desenvolvimento Municipal-Regional.Itep-UENF-RJ/UNIFLU-RJ.CNPq atua em estudos e pesquisas desde o programa de stricto sensu da Faculdade de direito de Campos, em 2000, Uniflu-direito. Desenvolve o incentivo a produção textual científica, estudos e pesquisas interinstitucionais em conexão com professores, estudantes, lideranças comunitárias e interessados de todas as áreas de ciências da natureza e da natureza sócio-histórico- crítica- cultural, em diferentes linguagens e conexões interativas, com objetivo de desenvolver informações pertinentes, adequadas, na decidibilidade, razoabilidade, equidade e hermenêutica que representam o acesso a todas as pessoas interessadas em cientificidade nas diferentes universidades. Os egressos e estudantes universitários de distintas origens, desde que solicitado, são orientados para programas de mestrado, doutorado e pós doutorado. Os pesquisadores(as) são interdependentes em sua produção e especialidades. O importante é descobrir que todos os projetos e a produção textual científica gerada está em constante evolução e participação nos eventos, regionais, nacionais e internacionais. O grupo somente trabalha com a cultura científica em conexão aos objetos e relações estudadas.É integrado com o programa de iniciação científica na promoção da criatividade e inovação. A base ideológica do Grupo está centrada nos cânones da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Temos duas reuniões formais por ano. Por semestre, são realizados treinamentos sobre a produção textual científica e o incentivo para participar em editais e concursos. Não há tutela partidária, religiosa ou financeira.Todas as culturas são respeitadas. A atividade é voluntária e de desenvolvimento pessoal nos padrões da ciência do século XXI. Cada pesquisador(a) organiza o seu futurível. Os interessados podem entrar em contato: enviar e-mail para: < [email protected]>
Auner Pereira Carneiro - http://lattes.cnpq.br/3337902004026180
20.03.1947 - Economista – Corencon PR
Professor Pós-doc UENF-RJ - Doutor USP-SP

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