Na Ribalta: Profissão ator
Fernando Rossi 16/07/2020 17:51 - Atualizado em 24/07/2020 18:43
(Na geração dos cinco minutos de fama, todo aparecido se considera um ator, não é bem assim. A classe exige respeito.)
Ter um rostinho bonito, um corpo legal e aparecer meia dúzia de vezes na televisão não quer dizer que alguém pode se autodenominar ator. Para ser considerado um profissional é preciso ter talento e muito, muito estudo, assim como em qualquer outra profissão. Faculdades ou cursos técnicos são alguns dos métodos para a formação. Porém, pessoas com pouca experiência e quase nenhum estudo afirmam fazer parte dessa classe.
A história da regulamentação da carreira de ator começou há décadas. Os artistas não eram vistos como uma classe profissional. As mulheres que seguiam a carreira eram geralmente equiparadas às prostitutas, utilizando inclusive a mesma carteirinha de identificação. No entanto, muitos atores não se renderam ao preconceito e se dedicaram a lutar pela regulamentação. Lélia Abramo, Paulo Autran, Dercy Gonçalves, Nair Bello, entre tantos outros, brigaram pelo reconhecimento do trabalho. Somente em maio de 1978, foi aprovada a Lei 6533 para as habilitações de ator, diretor e cenógrafo. Desde então, para exercer a profissão, é obrigatório o registro profissional na Delegacia Regional do Trabalho (DRT).
Artista Por Natureza
“Nas artes cênicas, um ator é a pessoa que cria, interpreta e representa uma ação dramática baseando-se em textos, estímulos visuais, sonoros e outros. É necessário sempre reciclar os conhecimentos, ler muito, absorver experiência. Isso só acontece com muito estudo", defende a atriz Denise Fraga. Com mais de 30 anos de carreira, ela, porém, não se sente incomodada ao ouvir pessoas se autodenominarem artistas. "Eu acho que não existe uma ou outra palavra para descrever essa profissão, mesmo quando não existe uma formação propriamente dita. Se uma pessoa que nunca estudou começa a trabalhar e se identifica como ator, tem que correr atrás do prejuízo", aconselha.
Foi assim com o ator Marcello Antony. Ele afirmou em entrevista nunca ter feito escola de teatro. Mesmo assim, é considerado um dos melhores atores da nova geração.
Muito estudo
Mas há quem não goste da banalização da profissão. Esse é o caso da atriz Martha de Oliveira Guijarro, que atua há 13 anos: "Muitas pessoas olham a profissão como um hobby. Querem cinco minutos de fama. É muito diferente o meio em que elas vivem de onde é o meu convívio". Evai além: "Trabalhar na televisão não é igual ao teatro. As coisas na TV são mais rápidas, até mesmo o sucesso. No teatro é uma luta diária. Se não for essa sua vocação, você acaba desistindo". Martha é coordenadora do Projeto Y, que existe desde 2004 e tem oficina para quem quer aprender a atuar.
Para Thiago Reis de Vasconcelos, diretor da Companhia Antropofágica e coordenador do projeto, o teatro é um constante aprendizado. "É preciso técnica, postura de voz, corpo, aprender a falar não só com as palavras, mas com o movimento. Escolas técnicas ou faculdades são necessárias para passar a base para o ator, é rascunho para depois o profissional se desenvolver cada vez mais", destaca o diretor.
Para Tirar o DRT
Funções: Ator/Atriz, Diretor/Diretora
Documentos: Carteira de Trabalho - cópia comum - foto e verso; CPF - cópia comum,; RG - cópia comum; título de eleitor – cópia comum; comprovante de endereço (água, luz, telefone – cópia comum); pasta com trabalhos (cartazes, programas, contratos, etc.), Carta de punho (manuscrita) do candidato, relatando experiência profissional; cursos na área; comprovação de segundo grau (intermediário) - cópia comum; taxa de entrada de processo: o equivalente a "um salário mínimo".
Para as funções de ator/atriz e diretor/diretora, poderá ser expedido o DRT Provisório (validade de um ano) com a apresentação de Carta da Escola Regulamentada, para o aluno cursando o último ano, ou Carta de Contratação de Trabalho Atual.
Obs: A documentação para ator/atriz ou diretor/diretora será avaliada pelo Conselho de Capacitação Profissional e poderá encaminhar o candidato ao registro profissional, para a realização do processo de Banca.
Fonte: Guiadasemana.com.br.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS