Arthur Soffiati: Hominídeos no presente e no passado
Arthur Soffiati 09/07/2020 19:28 - Atualizado em 24/07/2020 18:40
Creio que, enquanto o “Homo sapiens” existir, achados sobre seus ancestrais hominídeos e não-hominídeos vão continuar a ocorrer. Parece que as pesquisas nunca cessarão de encontrar vestígios desses ancestrais. Mesmo se nossa espécie se transformar num novo hominídeo, algo como um super ou um infra “Homo sapiens”, os achados continuarão. Quando eu comecei a me interessar pelo assunto, o número de hominídeos extintos era pequeno. Agora, já beira os trinta, se é que já não alcançou ou ultrapassou esta marca.
Há pouco tempo, os cientistas encontraram ossos de uma nova espécie nas Filipinas. Antes, já se havia encontrado lá ossos de um hominídeo anão que, popularmente, foi batizado de “hobbit”. Cientificamente, recebeu o nome de “Homo floresiensis”. Com a nova sistemática, ainda em exame, não sabemos como será classificado. Essa espécie pareceu uma regressão, pois a tendência no processo evolutivo dos hominídeos foi ganhar maior estatura na medida em que a postura ereta foi se tornando uma característica do gênero Homo.
A nova espécie foi batizada de “Homo luzonensis”, em alusão à ilha de Luzon, onde os ossos dela foram encontrados. Também ela tem pequena estatura. Há indícios nos ossos de que ela tinha uma vida arborícola pelo menos parcial. A equipe que fez a descoberta, formada por cientistas filipinos, australianos e franceses, estima que o novo Homo (na verdade antiquíssimo) tenha vivido entre 50 mil a 67 mil anos passados. Nessa época, houve a dispersão do “Homo neandertalenses” e do “Homo sapiens” pela Europa e pela Ásia.
O esqueleto, encontrado numa caverna, não está completo. Ele se resume a sete dentes, dois ossos das mãos, três ossos do pé e um osso da coxa. Esses ossos devem pertencer a três indivíduos: dois adultos e uma criança. Apesar de poucos, os vestígios fornecem muitas pistas tanto sobre a anatomia quanto ao modo de vida do “Homo luzonensis”. Os dentes sugerem que ele teria em torno de 1,2 metro de altura, talvez mesmo até mais baixo que o “Homo floresiensis”.
O que mais chamou a atenção dos cientistas no “Homo luzonensis” não foi a sua baixa estatura, já que o “Homo floresiensis” também é uma espécie de pigmeu. O tamanho deste segundo já havia levado os estudiosos a alguma conclusão que valeria também para o “Homo luzonensis”. O enigmático nesse novo “hobbit” são os ossos dos pés. Um deles é curvo, assemelhando-se à anatomia de espécies muito antigas e que não saíram da África, como as do gênero “Australopithecus”, que viveram entre 2 a 3 milhões de anos atrás. Trata-se de um indício de que o “Homo luzonensis” tinha uma vida terrestre, andando sobre duas pernas, como as espécies do gênero Homo, mas também uma vida arborícola. Seus pés indicariam a capacidade de subir em árvores com facilidade.
Regressão a um estilo de vida já superado? Não existe regressão, a menos que seja atavismo. Exemplo: uma mulher pode nascer com mais de dois pares de mamas por reminiscência de mamíferos anteriores aos primatas. Mas as fêmeas humanas não desenvolverão mais que dois pares de mamas por seleção natural por não precisar de tanta mama. No entanto, um osso do pé pode se tornar curvo novamente por seleção natural de um meio em que a necessidade de viver no solo e em árvores exija a adaptação.
Nem o “Homo luzonensis” nem o “Homo floresiensis” apresentam características anatômicas que os relacionem diretamente ao “Homo erectus”. Terão os hominídeos saído da África antes do que se supõe? Terá uma migração se encaminhado para o extremo oriente, gerando espécies pequenas e ainda parcialmente arborícolas? Outra migração teria dado origem às espécies mais semelhantes ao “Homo sapiens”?
A hipótese mais consistente, segundo os estudiosos, é que, de fato, o “Homo luzonensisis” descenda do “Homo erectus”, até agora o primeiro hominídeo a sair da África, ocupando a Eurásia. Posteriormente, o isolamento de um grupo na ilha de Luzon levaria à redução de estatura e à adaptação a uma vida parcialmente arborícola que exigiu mudanças anatômicas nos pés, como o osso curvo.
Indaga-se ainda como o “Homo luzonensis” teria chegado a Luzon, já que a ilha, no Pleistoceno (período que a nova espécie viveu), nunca se conectou ao continente. Aventa-se que os primeiros hominídeos teriam chegado à ilha navegando em algum tipo de embarcação. Aventa-se também que algum fenômeno natural, como um tsunami, os teria transportado para lá. Cabe agora sequenciar o genoma da nova espécie e tentar desvendar seu enigma. No DNA da espécie humana, há traços do “Homo denisova” e de uma espécie fantasma, cujo cadáver ainda não foi encontrado. Cabe continuar a procurá-lo, como um detetive. Os cientistas devem sempre contar com esses mistérios, como é o caso do novo coronavírus, e ter o espírito desprendido para abandonar hipóteses e teorias, já que a natureza sempre oferece charadas. As outras espécies não se preocupam com elas, mas o ser humano fica incomodado em viver sem respostas. Até mesmo para o sobrenatural, que escapa às explicações científicas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS