Ethmar Filho: Improviso no clássico
Ethmar Filho 01/07/2020 15:59 - Atualizado em 24/07/2020 18:34
Quando jovem, Beethoven tocava violino, muitas vezes desfrutando de improvisação em vez de ler as notas e a pontuação. Seu pai perguntou uma vez: “Que lixo você está tocando agora? Você sabe que não posso suportar isso”. Há algumas especulações sobre quando o jovem compositor começou a colocar suas ideias no papel, mas, já em 1782, aparece um conjunto de nove variações para piano. Após a morte de Mozart em 1791, músicos em sua cidade natal precisavam de um novo gênio. O Conde vienense Waldstein disse ao jovem Beethoven que, se ele trabalhasse o suficiente, receberia o “espírito de Mozart através das mãos de Haydn”.
Em 1793, com apenas 22 anos, Beethoven tocava frequentemente o piano nos salões da nobreza vienense. Ele frequentemente realizava os prelúdios e as fugas do “Cravo bem temperado” de Bach, e rapidamente se estabeleceu como um virtuoso do piano. Compor qualquer coisa é um desafio, mesmo para um gênio musical. Então, quando você considera que Beethoven começou a ficar surdo, por volta de 1796, com apenas 25 anos, é uma maravilha que ele tenha conseguido escrever qualquer música. Ele se comunicou usando livros de conversação, pedindo a seus amigos para escrever o que eles queriam dizer para que ele pudesse responder.
Beethoven tinha 30 anos quando sua primeira sinfonia foi realizada pela primeira vez no Burgtheater, em Viena, por onde nenhuma sinfonia havia passado. As sinfonias eram vistas como obras primas, mas Beethoven deu um passo adiante com a introdução, que soava musicalmente fora do contexto, muitas vezes sendo considerada uma piada! Apesar de sua crescente surdez, em 1802 Beethoven estava quase no ponto de ruptura. Em um retiro para Heiligenstadt, fora de Viena, ele escreveu: “Eu teria acabado com a minha vida — apenas minha arte me impediu. Ah, pareceu-me impossível deixar o mundo até que eu tivesse produzido tudo o que estava dentro de mim”. É conhecido como o “Testamento de Heiligenstadt” e foi publicado em 1828.
É difícil dividir a música de Beethoven em seções, mas geralmente é acordado que existem três períodos diferentes com três estilos amplos. O primeiro é seu período inicial, terminando em torno de 1802, após o “Testamento de Heiligenstadt”, e inclui a primeira e a segunda sinfonias, um conjunto de seis quartetos de cordas, concerto de piano n. 1 e 2, e cerca de uma dúzia de sonatas de piano — incluindo a sonata “Pathétique”. Após sua crise pessoal, talvez não seja de admirar que o período intermediário de Beethoven seja mais emocional. Muitas músicas deste período expressam heróis e lutas — incluindo a “Symphony No. 3”, os últimos três concertos para piano, cinco quartetos de cordas, a única ópera de Beethoven, “Fidelio” e sonatas de piano, incluindo o “Moonlight”, “Waldstein” e “Appassionata”. Beethoven admirou os ideais da Revolução Francesa, por isso dedicou sua terceira sinfonia a Napoleão Bonaparte, até que Napoleão se declarou imperador. Beethoven, então, num acesso de raiva, rasgou a primeira página de seu manuscrito e eliminou a dedicatória. Esse era o gênio Ludwig Van Beethoven!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS