Codin inicia revitalização dos distritos industriais do Rio de Janeiro
23/06/2020 14:09 - Atualizado em 24/07/2020 19:41
Obras de revitalização nos distritos industriais
Obras de revitalização nos distritos industriais / Divulgação - Governo RJ
A Companhia Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), vinculada à secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, deu início à revitalização dos distritos industriais fluminenses. O primeiro complexo a receber as intervenções, fruto de um convênio com a Fundação Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio (DER-RJ), é o de Queimados, localizado na região metropolitana do estado. Na região, a Codin é responsável pela implantação e gestão de distritos industriais em Campos, Macaé e São João da Barra.
Em Queimados, já estão em curso obras de recuperação do pavimento asfáltico. Segundo o presidente da Codin, Fábio Galvão, a expectativa é que as melhorias gerem 2 mil novos empregos naquele distrito nos próximos anos.
— O Governo do Estado está conseguindo cumprir a promessa de revitalizar os distritos industriais, criados na década de 70. A ação trará mais incentivo às empresas instaladas no território fluminense, além de qualificar a retomada da atividade industrial pós-pandemia — afirma Galvão.
Atualmente, o distrito industrial de Queimados conta com 30 empresas que constituem cerca de 1.500 empregos. Entre produtos e serviços gerados no local estão logística, armazém frigorífico, embalagens metálicas, cosméticos, construção civil e alimentos. De acordo com Galvão, a iniciativa beneficiará outros distritos industriais do estado.
— A execução dessas benfeitorias representa um fôlego renovado para esses complexos produtivos e, ao mesmo tempo, para a economia do Rio de Janeiro — comenta o presidente. Além da pavimentação, estão previstas ações para recuperação da rede de drenagem, saneamento, iluminação e sinalização das rodovias.
Distritos industriais são áreas predeterminadas pela administração pública como o melhor local para a instalação de indústrias devido, por exemplo, a vantagens logísticas e do terreno. Municípios com distrito industrial implementado possuem maior chance de atrair investimentos, aumentar o número de empregos e ampliar a renda nas cidades, segundo destacou o secretário.
A Codin é responsável pela implantação e gestão de dez distritos industriais, totalizando uma área de aproximadamente 91,2 milhões de metros quadrados destinada ao desenvolvimento econômico do estado do Rio de Janeiro. Os distritos estão localizados nas seguintes áreas: Campo Grande, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Macaé, Paciência, Palmares, Santa Cruz, Queimados, Três Rios e São João da Barra.
Fonte: Governo do Estado RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS