Arquipélago de Sant'Ana, em Macaé, ganha documentário
30/06/2020 17:38 - Atualizado em 24/07/2020 18:28
Ilhas que formam o arquipélago estão entre os principais pontos turísticos macaenses
Ilhas que formam o arquipélago estão entre os principais pontos turísticos macaenses / Divulgação/Secom Macaé
O Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) executou projeto para formatação de um documentário sobre o arquipélago de Sant’Ana, um dos principais cartões postais de Macaé, com objetivo de celebrar os dias mundiais de Meio Ambiente (05 de junho) e dos Oceanos (08 de junho). Intitulado “Vida Marinha do Arquipélago de Santana: Um Santuário Ecológico da Costa Norte Fluminense”, com 05m16s de duração, o vídeo está disponível no YouTube.
Segundo o organizador do documentário, o professor e doutor em ciências biológicas Carlos Barbosa, o trabalho registrou belas paisagens do arquipélago macaense e incluiu informações relacionadas à fauna e à flora.
— O vídeo é fruto de múltiplos esforços de pesquisa envolvendo dezenas de alunos de graduação, pós-graduação e diversos outros pesquisadores. Chamam a atenção a exuberante paisagem e a riqueza natural do litoral de Macaé. As ilhas do Francês, Ilhote Sul e Sant’Anna formam uma unidade de conservação muito importante da nossa costa — afirmou Barbosa.
O documentário registra também imagens e informações de diversas espécies. Um exemplo é o fato de as ilhas serem local de descanso e reprodução para gêneros de aves marinhas. A principal delas é o atobá-marrom, que habita e se reproduz em rochedos. Dezenas de espécies de macroalgas marinhas já foram registradas nas ilhas, e muitas são fontes de compostos bioativos usados na produção de medicamentos.
O arquipélago de Sant’Ana é um parque municipal e área de preservação ambiental (APA) pela Lei Municipal 1216, de 1989, regulamentado pelo decreto 018/2011.
Fonte: Prefeitura de Macaé.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS