Após garantir Americano na Seletiva, Rafael Soriano espera definições sobre retorno do futebol
Matheus Berriel 29/05/2020 23:16 - Atualizado em 17/06/2020 18:22
Sob o comando de Soriano, Alvinegro tem seis vitórias e apenas uma derrota
Sob o comando de Soriano, Alvinegro tem seis vitórias e apenas uma derrota / Rodrigo Silveira
Com os jogos do Campeonato Estadual previstos pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) para voltar em meados de junho, é natural que os clubes comecem a se planejar para o retorno. Ainda sem data para a retomada dos treinos, mas já garantido na próxima Seletiva, o líder Americano terá apenas que cumprir tabela em sua última partida pelo Grupo Z, em casa, contra o America, que ainda luta contra o rebaixamento. Com várias baixas no elenco devido a término de contratos, o técnico Rafael Soriano projeta uma equipe jovem para o compromisso.
— A nova diretoria ainda não nos passou o pensamento do clube. O que sabemos é que a grande maioria dos atletas teve os contratos encerrados. Acredito que o clube não deve contratar para essa partida. Há a possibilidade de se utilizar atletas que têm contrato em vigor, e oportunizar alguns atletas da base para serem observados — afirmou Soriano.
Atualmente, não possuem mais vínculo com o Americano os jogadores Abuda, Alex Pixote, Bruno Vianna, Carrera, Cláudio Maradona, Daniel Gonçalves, Espinho, Franklin, Gean Miller, Gustavo Tonoli, Patrick e Vandinho. Com exceção de Carrera e Maradona, que retornaram de empréstimo aos clubes de origem, a diretoria alvinegra ainda vai definir se fará alguma renovação. A tendência, contudo, é mesmo usar alguns atletas do time sub-20, que tem realizado treinos individuais acompanhados virtualmente pelo técnico da categoria, Fabiano Pereira.
— Acho que o primeiro passo é o retorno de treinamentos (coletivos), dentro de um protocolo rigoroso que foi feito por equipes médicas. Acredito que, se os médicos estão autorizando o retorno, é porque, de certa forma, há algum tipo de segurança. Com relação a jogos, acho que essa é uma outra situação, que virá mais à frente, após termos um parâmetro das equipes com o retorno dos treinamentos — analisou Rafael Soriano.
Passando a quarentena em Bauru, no interior de São Paulo, o treinador ainda não teve contato pessoal com o novo presidente do Americano, o empresário Vagner Xavier, após este ter sido eleito por aclamação no dia 10 de maio. Cumprimentou pelas redes sociais o novo chefe, a quem fez elogios.
— Conheço o Vagner há uns 20 anos. Além de um ótimo ser humano, é muito capacitado no que faz. Acertou em manter o ex-presidente Carlos Abreu (agora como vice de futebol), que é um dos caras mais sensacionais com quem trabalhei no futebol, e toda a diretoria anterior, pessoas altamente preparadas e apaixonadas pelo clube. Não tenho dúvidas de que o Americano está em ótimas mãos, e o futuro é promissor — disse.
Até a última quarta-feira (27), Rafael Soriano aguardava a definição do reinício das atividades no Centro de Treinamento Eduardo Viana para voltar a Campos. Com seis vitórias em sete jogos, ele é cotado para continuar ocupando o cargo na próxima temporada. Antes mesmo de ser eleito presidente, Vagner Xavier já havia tornado público o desejo de unir Soriano em um trabalho com o ex-técnico alvinegro Josué Teixeira, que o antecedeu à frente da comissão técnica.
— Não posso opinar com relação a uma coisa que ainda não foi conversada comigo. O que posso falar é que existe um respeito, sem dúvida, pelo Josué, até porque a sua carreira já fala por si. Não é porque o substituí que existe qualquer problema, muito pelo contrário. Porém, nem minha permanência no clube está definida. Acredito que seja uma ocasião de deixar o presidente e toda a diretoria analisarem o atual momento e definirem o melhor para o futuro do Americano, que é o mais importante — enfatizou Rafael Soriano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS