Distribuição de alimentos gera aglomeração em frente a mosteiro
17/04/2020 16:01 - Atualizado em 04/05/2020 22:43
Aglomeração de pessoas em frente a mosteiro
Aglomeração de pessoas em frente a mosteiro / Genilson Pessanha
Em vídeo que circula nas redes sociais, campistas flagraram grande aglomeração, de mais de 100 pessoas, muitos deles moradores em situação de rua, no início da tarde desta sexta-feira (17), para pegar os alimentos doados pelo Mosteiro da Santa Face e do Puríssimo e Doloroso Coração de Maria, mais conhecido como Casa das Irmãs do Jardim São Benedito, no Centro. A maior parte deles não usava máscaras de proteção. Nas imagens, é possível ver, além de dezenas de pessoas aguardando nas calçadas, a movimentação dos moradores entre os carros que transitavam na rua Marechal Floriano, sem respeitar a sinalização.
O mosteiro informou que tomou conhecimento da aglomeração e que a Prefeitura ficou de dar apoio, com a Guarda Municipal e assistentes sociais ou outros servidores municipais para ajudarem na formação das filas. De acordo com a instituição, as freiras vivem enclausuradas e, por não poderem sair, entregam as quentinhas por uma janela do mosteiro.
A Prefeitura de Campos informou que auxilia as Irmãs do Mosteiro da Santa Face no trabalho de distribuição de lanches e refeições à população em vulnerabilidade social, todos os dias. “Nesta sexta-feira (18), as irmãs receberam uma doação de 420 cestas básicas e a distribuição foi iniciada na hora do almoço, por isso, não houve aviso prévio à Prefeitura para reforçar a equipe que oferece apoio logístico, apesar das solicitações feitas. Profissionais do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) e da Guarda Civil Municipal prestam apoio na logística, diariamente, para evitar aglomeração no local, já que as freiras prestam um importante serviço de caridade há muitos anos”.
A Prefeitura destacou, ainda, que a secretaria de Desenvolvimento Humano e Social também está utilizando o pátio da Creche Escola Municipal Professora Rita de Cássia Chardelle, que fica ao lado do Mosteiro, para abrigar os usuários e contribuir na organização da fila, evitando que os assistidos fiquem muito próximos um do outro. “Em geral, as pessoas assistidas pelas freiras não estão em situação de rua, de acordo com levantamento do Centro Pop. Os moradores de rua recebem alimentação e outros serviços no próprio Centro Pop diariamente”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS