Bolsonaro, família e comitiva que viajou aos EUA fazem teste de coronavírus
12/03/2020 10:59 - Atualizado em 04/05/2020 22:43
Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro e família, políticos e membros do governo que viajaram para os Estados Unidos na semana passada fizeram exames nesta quinta-feira (12) para identificar se contraíram o novo coronavírus. Medida foi decidida após o secretário especial de Comunicação, Fábio Wajngarten, apresentar sintomas de gripe e ser submetido a um teste para o coronavírus. Segundo o jornal O Globo, o primeiro teste realizado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, teria dado positivo e o secretário estaria em isolamento aguardando a contraprova. Além de Bolsonaro, a equipe que o acompanhou em viagem para Miami, nos Estados Unidos, também é monitorada.
Nesta quinta-feira (12), o presidente chegou a cancelar uma viagem para o Rio Grande do Norte e, em uma rede social, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, disse que o motivo é a pandemia de coronavírus, declarada pela Organização Mundial de Saúde nessa quarta-feira. "A decretação ontem pela Organização Mundial de Saúde de uma pandemia mundial nos obriga a ter segurança com a saúde do presidente e das pessoas ao seu entorno", chegou a declarar Marinho.
O governo federal negou que o cancelamento tenha ligação direta com o fato de o secretário Fábio Wajngarten ter feito exame para o coronavírus.
Participaram da comitiva os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Bento Albuquerque (Minas e Energia). Também viajaram os senadores Nelsinho Trad (PTB-MS) e Jorginho Mello (PL-SC); os deputados Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Daniel Freitas (PSL-SC); o assessor especial Filipe Martins; o presidente da Embratur, Gilson Machado; o secretário especial de Pesca, Jorge Seif Jr; entre outros.
Segundo o colunista Lauro Jardim, a embaixada dos EUA em Brasília entrou em contato com governo por causa da informação de que Fabio Wajngarten está com coronavírus. O secretário esteve com Donald Trump no sábado num jantar oferecido pelo presidente americano a Jair Bolsonaro, na Flórida.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS