Briga de prefeito e vereador em Conceição de Macabu
Aldir Sales 07/02/2020 20:05 - Atualizado em 19/02/2020 16:49
A política de Conceição de Macabu anda agitada no início de 2020. Na última semana, o prefeito Cláudio Linhares (sem partido) se envolveu em uma briga em uma rua da cidade com o vereador de oposição José Messias (PSDB). A confusão foi registrada em vídeos e foi divulgada nas redes sociais. Cláudio está no seu quarto mandato à frente do município e anunciou na última edição da Feijoada da Folha que pretende se aposentar da política.
Sem poder se candidatar à reeleição, o prefeito perdeu a maioria na Câmara Municipal no ano passado e passou a ter quatro dos 11 vereadores ao seu lado. Entre os parlamentares que deixaram o barco de Linhares está o presidente da Casa, Toninho da Saúde (PP). Os dois também vêm trocando indiretas pelas redes sociais, aumentando ainda mais as polêmicas na política macabuense.
Integrantes do grupo do prefeito atribuem as atitudes do prefeito à reunião dos ex-aliados com o grupo do ex-prefeito José de Castro (PSDB), segundo colocado na última eleição municipal. “A atitude do prefeito não foi a melhor, ele estava de cabeça quente, mas esse grupo tem se reunido com vereadores e tramando o retorno de políticos que quebraram a cidade. Ele tem cabeça quente e não resiste a essas coisas”, disse um interlocutor do prefeito.
Em outro momento, no final do ano passado, o vereador Valmir Lessa (MDB) fazia uma comparação dos resultados da Educação de Macabu com municípios vizinhos como Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes. Ele foi interrompido pelo prefeito, que estava na Câmara para realizar prestação de contas da Saúde. “Não aceito esse tipo de comparação. Não aceito! Você é um bosta”.
A equipe de reportagem tentou contato com Cláudio Linhares durante toda a semana, mas não obteve retorno.
Toninho, que integrou o grupo político de Cláudio nas últimas eleições, disse, em nota, que a Câmara fez uma moção de repúdio.
— A presidência da Casa Legislativa repudia todos os episódios em que ocorreram afrontas aos parlamentares do Legislativo macabuense, principalmente àquelas praticadas na Casa Legislativa no decorrer das prestações de contas do Poder Executivo. A maioria dos parlamentares assinaram em conjunto uma moção de repúdio — disse o presidente, que prosseguiu: “Desde que tomei a posição de seguir um caminho diferente no pleito de 2020, tenho sido atacado de todas as formas pelas redes sociais, inclusive com afrontas a honra da minha família. Este nível de política precisa acabar em Conceição de Macabu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS