Americano perde para o Friburguense e terá que disputar Grupo Z
Matheus Berriel 19/02/2020 14:54 - Atualizado em 02/03/2020 15:00
O Friburguense provou, na tarde desta quarta-feira (19), ser mesmo a pedra no sapato do Americano em 2020. Algoz do Alvinegro na fase preliminar do Campeonato Estadual, em jogo que custou a vaga nas Taças Guanabara e Rio, o time de Nova Friburgo voltou a levar a melhor em novo confronto decisivo, desta vez no estádio Antônio Ferreira de Medeiros, em Cardoso Moreira, por 2 a 1. O resultado, construído com gols de Jorge Luiz e Toshiya, valeu ao Friburguense a permanência antecipada na Seletiva para 2021. O Cano, que descontou com Pixote, de pênalti, terá que disputar o Grupo Z com America e Nova Iguaçu, em turno e returno, a partir do próximo dia 29. A estreia será contra o Nova Iguaçu, às 15h, no Ferreirão. Os dois melhores da chave também vão seguir na Seletiva, enquanto o lanterna será rebaixado à Série B1 deste ano.
Num primeiro tempo com poucas oportunidades dos dois lados, o Friburguense chegou ao primeiro gol com 31 minutos. Jorge Luiz cobrou falta da direita e viu a bola passar por todo mundo antes de ir parar dentro da meta defendida por Patrick.
O Americano teve chance de empatar aos 43, em chute perigoso de Vandinho, de fora da área, mas que foi defendido pelo goleiro Afonso.
Na segunda etapa, o futebol alvinegro evoluiu, com a bola sendo bem trabalhada até perto da área. Porém, erros de passe ou faltas sofridas impediam a conclusão das jogadas. Uma delas, sofrida por Franklin, aos sete minutos, foi cobrada por Vandinho no travessão.
Destaque do Americano durante o período em que esteve em campo, Franklin seguiu sendo protagonista dos principais lances ofensivos. Foi dele a jogada que originou o pênalti assinalado pelo árbitro, aos 15. Após aplicar meia-lua no adversário perto da linha de fundo e driblar o segundo já dentro da área, chutou a gol. No meio do caminho, a bola bateu na mão de Raniel, configurando a penalidade máxima. Pixote cobrou alto, no canto direito do goleiro, que não conseguiu alcançar: 1 a 1.
A euforia da torcida alvinegra pelo resultado parcial que valeria a vaga na próxima Seletiva durou apenas até a parada técnica. No retorno, Toshiya desempatou para o Friburguense.
Mesmo abatido, o Cano tentou reagir. O placar quase foi novamente igualado após belo passe de Romário, que entrou bem durante o segundo tempo. Pixote dominou invadindo a área, mas isolou na finalização. Em outra chegada perigosa, aos 30 minutos, Daniel Gonçalves avançou pela esquerda e cruzou para Romário desviar pela linha de fundo. Daí em diante, o relógio pareceu correr mais rápido, e as chances passaram a não acontecer mais. Melhor para o Friburguense, que foi a 11 pontos, pulou para a ponta da classificação no momento mais importante e jogou o Americano para segundo, estacionado nos 10.
No outro jogo da sexta rodada, Nova Iguaçu e America empataram por 2 a 2 no Laranjão. Fábio Henrique e Luã Lúcio marcaram para a equipe da casa, que não conseguiu deixar a lanterna ao alcançar apenas cinco pontos. Guilherme Silveira e Rafinha fizeram pelo America, terceiro colocado, com seis.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS