Idosos têm inclusão digital e estimulação cognitiva no Centro Dia Guarus
28/02/2020 21:05 - Atualizado em 02/03/2020 14:09
Em outubro do ano passado, Governo Federal contemplou Campos com o Programa Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável
Em outubro do ano passado, Governo Federal contemplou Campos com o Programa Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável / Divulgação/Supcom
“Qual o primeiro desejo de vocês no mundo virtual?”.Esta foi a primeira pergunta que a professora Átima Barcellos fez aos alunos do Projeto “Janela de Oportunidades”, dentro do Programa Viver, oferecido pelo Governo Federal ao município de Campos. Numa parceria entre as secretarias municipais do Envelhecimento Saudável e Ativo (Sesa) e de Educação, Cultura e Esporte (Smece), as aulas acontecem no Centro Dia do Idoso, em Guarus, às quintas-feiras. O programa contempla quatro eixos, entre eles, a inclusão digital por meio da estimulação cognitiva, às quartas-feiras, sob a orientação da coordenadora do Núcleo de Atenção Básica à Pessoa Idosa da secretaria municipal de Saúde, a geriatra Deborah Casarsa.
Diante do questionamento da professora, os alunos expuseram seus anseios. “Aprender a lidar com o aparelho de smartphone, baixar aplicativos, tirar fotos e fazer vídeos” foram as respostas em comum.
— Toda essa força de vontade que eles têm se resume em uma música de Roberto Carlos que cantamos juntos: “É preciso saber viver”. E eles estão aqui para provar isso, que estão sabendo viver, aproveitando todas as oportunidades que são oferecidas por meio deste governo que valoriza o idoso oferecendo qualidade de vida por tantas vertentes. O programa de aula será montado de acordo com a necessidade deles, com o que eles trouxerem — destacou Átima Barcellos, que é professora da rede municipal de ensino e foi cedida ao “Janela de Oportunidades” pela coordenação dos laboratórios de Tecnologias Digitais da Smece.
— Oferecer aos idosos autonomia tecnológica é o nosso objetivo — afirmou a coordenadora Anna Karina Vieira de Azevedo.
Em outubro do ano passado, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH) contemplou o município de Campos, única cidade do estado do Rio de Janeiro, com o Programa Viver — Envelhecimento Ativo e Saudável. O Centro Dia do Idoso recebeu 18 equipamentos, entre computadores, impressoras, projetores e webcams. Os recursos são provenientes de emendas parlamentares e do orçamento do ministério.
Para a secretária do Envelhecimento, Heloísa Landim, este reconhecimento federal é fruto de parcerias de sucesso como a do “Janela de Oportunidades”.
— Sem o apoio do prefeito Rafael Diniz, nenhum dos nossos projetos e programas teria sido realizado. Temos uma equipe muito competente e comprometida, que ama o que faz em prol dos idosos da nossa cidade. Nosso sentimento é de gratidão e orgulho por termos ganhado destaque do Governo Federal e sido agraciados com um programa que vem para agregar conhecimento sem nenhum tipo de exclusão, provando que todos são capazes — afirmou Heloísa.
Fonte: Prefeitura de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS