Moradores reclamam de problemas em ruas do Novo Jóquei
Ícaro Barbosa 14/02/2020 19:58 - Atualizado em 18/02/2020 14:49
Buracos em rua propiciam acúmulo de água
Buracos em rua propiciam acúmulo de água / Genilson Pessanha
Ruas esburacadas e entulhos acumulados nas ruas e calçadas fazem parte do cotidiano dos moradores do Novo Jóquei, em Campos. Na rua Ari Barreto, existem propriedades abandonadas, que propiciam o aparecimento de ratos, gambás e cobras. A Folha da Manhã esteve no local no último dia 04, retornou na manhã desta sexta-feira (14) e verificou que os problemas continuam.
Com as chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias, a rua Ari Barreto enfrentou alagamentos. Resquícios do fato ainda são vistos, com piscinas que se formaram nos vários buracos da via.
— As ruas enchem da água, não podemos passar para ir para o asfalto. Se tivermos que ir, é embaixo de água — reclamou a dona de casa Daniela Farias.
A situação tem causado muitos inconvenientes a moradores da área, como Sônia Siqueira Manhães e seu irmão, Luiz Marcio, que possuem, além da residência, um canil de cachorros da raça Yorkshire. Segundo eles, a presença do lixo tem atraído ratazanas e causado doenças, que causaram a morte de cinco dos cachorros.
Moradores do bairro há 30 anos, os irmãos afirmaram que a população nunca ficou tão desamparada.
— Meu irmão, o Luiz Marcio, tem duas patologias graves, e a ambulância municipal alega não poder passar por aqui por conta das ruas cheias de buracos — disse Sônia.
A falta de uniformidade no calçamento da rua de paralelepípedos é agravada pelas valas formadas no local, que, segundo Sônia, são por vezes recobertas com sedimentos pelos próprios moradores. Os restos de obras feitas pela população também compõe o cenário, por não serem retirados pela Prefeitura mesmo com solicitações.
Em nota, a Prefeitura disse que “a responsabilidade do descarte incorreto do resíduo é do gerador. Através das equipes da superintendência de Limpeza Pública, o bairro Novo Jóquei é sistematicamente atendido através do cronograma de limpeza. O bairro também possui coleta regular de lixo domiciliar. Para o descarte adequado de resíduos, o município conta os seis Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos (Peves), que evitam que aproximadamente 24 toneladas dos resíduos, gerados mensalmente, sejam despejados indevidamente nas vias públicas".
A nota também informou que o Peve trata de entulhos e demais resíduos, como tijolos, galhos, telhas e bem inservíveis, alertando ainda para que em casos de flagrantes de descartes irregulares, a população entre em contato com a secretaria de Desenvolvimento Ambiental, através do telefone (22) 98175-1882, para que o órgão se dirija ao local e tome as providências necessárias, seja através de orientação ou multa, caso haja reincidência.
— O descarte irregular de lixo e entulho é crime cabível de penalidades previstas na legislação municipal, a Lei 8.232/2011, que trata da Política Municipal de Resíduos Sólidos. Os Pontos de Entrega Voluntária estão localizados nos seguintes bairros: Caju, Penha, Parque Zuza Mota, Rui Barbosa, São Caetano e Flamboyant — finalizou a nota da Prefeitura.
A secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana já fez levantamento das necessidades no local e, segundo o poder público, vai viabilizar os reparos assim que houver disponibilidade de recursos ou através de parceria.
Centro — No cruzamento das ruas Carlos Lacerda e João Pessoa, no Centro, uma cratera se abriu após o solo ceder em decorrência das chuvas. Transeuntes taparam o buraco e sinalizaram da melhor maneira que puderam. Selma Tavares, que trabalha em uma loja ao lado, contou para a equipe: “É um perigo para todos os que passam por aqui, muitos não estão cientes do buraco e pode acabar causando um acidente”. A secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana informou que vai enviar uma equipe ao local ainda nesta sexta-feira (14).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS