Chuva continua até sexta na região, diz Inmet
Camilla Silva 12/02/2020 13:54 - Atualizado em 18/02/2020 13:53
Defesa Civil removeu grade que caiu em Dores
Defesa Civil removeu grade que caiu em Dores / Divulgação
A chuva, que chegou com a frente fria na última segunda-feira (10), continua no estado do Rio até, pelo menos, a próxima sexta (12), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Cardoso Moreira foi o município que concentrou o maior volume de precipitação: 37,4 mm nas últimas 24 horas. Com 28,6 mm registrados no mesmo período, Itaperuna emitiu alerta de risco de deslizamentos de terra. Em Campos, a grade de uma quadra de esportes em Dores de Macabu chegou a cair devido à chuva. A Defesa Civil dos municípios da região Norte e Noroeste Fluminense, que foram afetados pelas chuvas do fim de janeiro, seguem em estado de atenção. Até a tarde desta quarta, apenas o rio Pomba, em Santo Antônio de Pádua, apresenta risco de inundação depois superar 80% da cota de transbordo, que é de 3,85m. 
De acordo com a Prefeitura de Campos, dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) que, nos últimos dias, choveu 68,6mm em Dores de Macabu. Na tarde dessa terça-feira (11), uma equipe da Defesa Civil esteve na localidade, após ser acionada por moradores, e removeu a estrutura que caiu. O órgão informou que, em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada através do 199 ou (22) 981752512.  
Já em Itaperuna, a Prefeitura informou que está em estado de atenção: “Embora ainda haja previsão oficial de chuvas intensas para nossa região e áreas que compõem as Bacias dos Rios Muriaé e Carangola, o município de Itaperuna permanece em nível amarelo (Estado de Atenção) em relação ao risco de inundação. Porém, a probabilidade de deslizamento de terras (encosta/barranco) é alta. A Defesa Civil municipal orienta que os moradores dessas áreas liguem 199 ou 3824-6334, principalmente se notarem qualquer alteração estrutural em suas casas”.
Desde dezembro, vários municípios no norte do estado do Rio enfrentam problemas causados por inundações dos rios Pomba, Muriaé, Carangola e Itabapoana, além de alagamentos e deslizamentos de terra. Oito cidades tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal e cerca de 21 mil pessoas deixarem suas casas, entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, nos municípios de Campos, Itaperuna, Bom Jesus de Itabapoana, Cardoso Moreira, Italva, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua e São Francisco de Itabapoana.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS