Nova soltura de filhotes de tartaruga na praia do Farol
18/01/2020 18:41 - Atualizado em 21/01/2020 17:31
Trinta filhotes de tartaruga da espécie cabeçuda se apressaram para entrar no mar
Trinta filhotes de tartaruga da espécie cabeçuda se apressaram para entrar no mar / Divulgação - Supcom
Cerca de 200 pessoas acompanharam, na manhã de ontem (18), a soltura de 30 filhotes de tartaruga da espécie cabeçuda (Caretta caretta), do Projeto Tamar, na praia de Farol de São Thomé. Ao mesmo tempo, 50 voluntários participaram de ação do SESC, que realizou a coleta de lixo na orla. As duas ações tiverem apoio da Prefeitura, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA), na programação do Sesc Verão Alô Farol 2020, uma parceria da Prefeitura de Campos e o Sesc RJ.
As tartaruguinhas, nascidas na noite anterior, foram mostradas ao público antes de serem soltas. “Elas são muito bonitinhas. Gostei muito de ver”, disse Lucas Andrade, de 8 anos.
— Esse contato é muito importante, porque projetos como este, que tem 40 anos e já soltou mais de 40 milhões de tartaruguinhas em todo o litoral brasileiro, precisam ser disseminados — ressalta Daniela Torres, coordenadora do Tamar, que na região tem parceria com o Pro-grama de Monitoramento do Porto do Açu.
“Esse é um projeto consolidado e de reconhecimento mundial, mas todo apoio em sua divulgação é sempre válido”, acrescentou o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto.
Na coleta de lixo na orla, as crianças eram as mais empolgadas. Caso de Ana Clara Furtado, 9 anos. “Temos que cuidar da natureza, porque precisamos dela pra sobreviver”, ensina.
— Na natureza, tudo está ligado. Tão importante quanto soltar tartarugas no mar, é evitar que plásticos e outros materiais cheguem até o mar e sejam ingeridos por elas, que acabam morrendo -— completou o subsecretário de Desenvolvimento Ambiental, Carlos Ronald Macabu. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS