Rio abre campanha de vacinação contra o Sarampo em 2020
13/01/2020 16:42 - Atualizado em 21/01/2020 17:18
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) deu início, nesta segunda-feira (13), à campanha “RJ contra o Sarampo”, que convoca a população entre seis meses e 49 anos para ser vacinada contra a doença nas unidades básicas de saúde. A expectativa é que, este ano, ocorram no estado mais de dez mil casos da virose, que, em 2016, estava erradicada no Brasil. A imunização é a única forma de prevenção. De acordo com o último levantamento municipal, realizado em 30 de novembro, foram aplicadas 27.314 doses de sarampo em Campos, que não tem casos da doença confirmadas desde 2007, quando foi implementado o Sinan no município.
Para o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, o movimento antivacina, defendido por alguns grupos e propagado em redes sociais, foi um dos fatores que culminaram para a volta da doença.
“A população precisa se certificar que está imunizada. O sarampo mata, e a vacinação é uma responsabilidade com a própria proteção, mas também com a da família, dos amigos e de pessoas próximas. Estamos convidando todos a aderirem à campanha, para gerarmos uma verdadeira mobilização pela saúde do estado do Rio de Janeiro”, convoca o secretário Edmar.
O esquema vacinal contra o sarampo está disponível durante todo o ano na rede pública de saúde para as faixas etárias recomendadas. Porém, com a iminência do aumento expressivo do número de casos, a orientação da SES é que a população busque as unidades básicas de saúde o quanto antes para receber a dose. Todos os municípios do estado do Rio de Janeiro estão abastecidos da vacina que previne a doença.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, informou que o município alcançou a meta da campanha de intensificação nacional. “De acordo com o último levantamento, realizado em 30 de novembro, foram aplicadas 27.314 doses de sarampo. Doses aplicadas em todo ano de 2019 serão contabilizadas pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do município no início de abril. Em Campos, não há casos de sarampo confirmados desde 2007, quando foi implementado o Sinan no município”, informou em nota.
Doses da vacina são disponibilizadas em 41 salas, que estão funcionando de 8h às 17h. O polo de vacinação no Centro de Saúde atende em horário estendido, de 7h às 19h. As salas de vacinação ficam nas unidades de saúde: Alair Ferreira, Aldeia, Carvão, Centro de Saúde de Guarus, Conselheiro Josino, CRTCA I, CRTCA II, Custodópolis, Eldorado, IPS, Lagamar, Morangaba, Lagoa de Cima, Murundu, Mata da Cruz, Novo Mundo, Parque Prazeres, Poço Gordo, Ponta da Lama, Santos Dumont, Penha, Quilombo, Santa Maria, Santa Helena, UHP Santo Eduardo, Venda Nova, Centro de Saúde (SMS), Santa Cruz, Santo Amaro, UPH São José, Saturnino Braga, Sentinela do Imbé, UHP Travessão, Tócos, Tapera, UPH Ururaí, Vila Nova, Ponta Grossa, Morro do Coco, Parque Aurora, São Sebastião.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS