Arte campista para todos no Museu Histórico
16/11/2019 14:52 - Atualizado em 26/11/2019 14:25
O grupo de Urban Sketchers de Campos completou um ano esse mês e os trabalhos maravilhosos de sete artistas da planície, que atuam nas mais diversas profissões, pode ser admirado pelo público no Museu Histórico de Campos, onde mais de XX gravuras desenhadas a mão livre, tendo como temática, paisagens urbanas do município, estão em exposição até o próximo dia 30 deste mês.
O movimento Urban Sketchers reúne pessoas que gostam de desenhar as cidades em que vivem ou visitam, sendo realizado desde 2007, em diferentes localidades do mundo. Os desenhos são feitos na rua, por observação direta, e tornam-se um registro do tempo e do lugar escolhido. A mostra é gratuita e tem curadoria de Ronaldo de Sousa Araújo, Gabriel Guitton e José Luís Puglia.
Em Campos, os encontros do grupo começaram em outubro de 2018, na Praça São Salvador. De lá pra cá, outros pontos da cidade receberam as reuniões, como: Jardim São Benedito, Igreja da Lapa, Praça do Chá Chá Chá, Jardim do Liceu e Usina do Queimado.
A abertura contou com mesa de debate: “Urban Sketchers e sua contribuição para a educação patrimonial”, ministrada por Ronaldo de Sousa Araújo, Gabriel Guitton, José Luís Puglia e Graziela Escocard.
Segundo a gerente do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard, a exposição serve para nos revelar um lindo trabalho de divulgação e conscientização, acerca do patrimônio arquitetônico de nosso município.
— Ter a oportunidade de expor esses trabalhos é o objetivo do Museu, que visa sempre desenvolver ações que valorizem a identidade e nossa história, através da educação patrimonial. O conhecimento crítico e a apropriação consciente pela população, acerca do seu patrimônio, são fatores indispensáveis no processo de preservação sustentável desses bens, assim como no fortalecimento dos sentimentos de identidade e cidadania, fazendo com que a população tenha maior conhecimento e faça melhor uso dos patrimônios históricos — frisou Graziela Escocard.
O grupo Urban Sketchers Campos dos Goytacazes completou seu primeiro ano no mês passado e ainda pode ser vista no museu. Segundo o arquiteto e coordenador do movimento campista, Ronaldo de Sousa Araújo, o grupo tem como proposta destacar pontos da cidade e a liberdade de técnicas dos participantes.
— O movimento Urban Sketchers Campos dos Goytacazes tem sido o registro de espaços e edificações de importância cultural para a cidade e nos encontros, a técnica para a realização das obras é de escolha livre do autor porém, por ser em espaço livre, é muito utilizado lápis, canetas, nanquim e aquarela sobre papel — comentou Ronaldo de Sousa Araújo.
Outras – Também segue á disposição do público, no Museu de Campos, as exposições “Brincadeira de Criança” e Drago Snake.
Desenvolvida pelo fotógrafo e psicólogo Ricardo Avelino, a mostra “Brincadeira de Criança” tem um olhar voltado ao universo infantil, com imagens de crianças interagindo com brinquedos antigos.
Com curadoria de Mário Corrêa Júnior, os desenhos do artista plástico Fernando Teixeira Asssa, desenvolvidos com colas, estiletes e tintas fluorescentes, contendo diversas cobras com muitas cores e degrades, chamam a atenção nas paredes do Solar visconde de Araruama.
O Museu Histórico de Campos está localizado na Praça São Salvador, 40, no Centro. Para agendamentos escolares e em grandes grupos é necessário um responsável, maior de 18 anos, comparecer ao espaço ou ligar para (22) 98175-0616. O Museu é ligado à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, de 9h às 14h. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS