Iniciação científica em evento na Uenf
19/06/2019 19:24 - Atualizado em 19/06/2019 19:28
Folha da Manhã
Começa na próxima segunda-feira (24), na Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro (Uenf), o maior evento científico do interior do Estado do Rio de Janeiro: o XI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e IV Congresso Fluminense de Pós-Graduação, que reúne, além da Uenf, outras três instituições de ensino superior públicas de Campos, o Instituto Federal Fluminense (IFF) e Universidade Federal Fluminense (UFF). Com o tema “A ciência e os caminhos do desenvolvimento”, o evento será aberto oficialmente às 14h, no Centro de Convenções, com a presença de autoridades das três instituições envolvidas. Em seguida, a professora Débora Foguel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ministra a conferência de abertura.
O Congresso se estende até sexta-feira (28) e engloba o 24º Encontro de Iniciação Científica da Uenf, o 16º Circuito de Iniciação Científica do IFF Fluminense e a 12ª Jornada de Iniciação Científica da UFF. Também haverá apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas dos projetos aprovados na Edição 2018-2019 do Programa Municipal de Bolsas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão (Viva a Ciência) da Prefeitura de Campos.
A Iniciação Científica e Tecnológica é uma modalidade de pesquisa desenvolvida por alunos de graduação sob a orientação de pesquisadores das instituições de ensino superior brasileiras. Os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Iniciação Tecnológica (Pibiti) têm o objetivo de fomentar a participação de estudantes de graduação em pesquisas e conta com bolsas financiadas por agências de fomento, principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
Estes programas estimulam a maior articulação entre os estudantes da graduação e da pós-graduação, e o envolvimento de pesquisadores na formação acadêmico-científica dos discentes. As pesquisas desenvolvidas pelos estudantes de Iniciação Científica e Tecnológica contribuem para o desenvolvimento regional, para o avanço técnico-científico do país e para a solução de problemas em suas áreas de atuação. (A.N.)

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