Moradores denunciam iluminação e estrutura precária de postes e semáforos no IPS
Verônica Nascimento 25/03/2019 15:28 - Atualizado em 26/03/2019 14:41
Moradores reclamam de iluminação precária
Moradores reclamam de iluminação precária / Crédito: Isaias Fernandes
Iluminação precária e problemas em sinais de trânsito voltaram a ser tema de reclamações de moradores da avenida Arthur Bernardes, no bairro IPS. Um deles, Célio Pessanha Peixoto, relata que a falta de lâmpadas em cinco postes, localizados no trecho entre a rua Visconde do Itaboraí (antiga rua do Leão) e a avenida José Alves de Azevedo. O problema, segundo ele, se arrasta há dois anos. Outra preocupação de moradores e comerciantes são os semáforos. Ao longo da avenida, vários estariam tortos, presos na base por parafusos parcialmente soltos, oferecendo risco. “Uma tragédia anunciada”, diz o senhor.
Celio conta que já fez requerimentos e solicitações diversas vezes à superintendência de Iluminação Pública. “Há três semanas, entrei em contato com a superintendência e, hoje, pela 15ª vez, falei com um rapaz e ele fez outro pedido. Tem um poste na Beira-Valão, que, há mais ou menos dois anos, foi substituído. O pessoal da concessionária explicou que, como o braço estava quebrado, eles não poderiam fazer nada, que seria responsabilidade da Prefeitura. Fui fazer o pedido, e um conhecido explicou que não conseguiria o braço de luz, porque entraria uma empresa nova para executar o serviço. Só que já tem dois anos. As tampas estão todas levantadas, porque não têm nem lâmpadas. A gente está às escuras. A gente fica indignado, pois, todo mês, tem de pagar a luz; porque, se não pagar, cortam. Já vem a taxa de iluminação pública, pago mais de R$ 100, e eu se sinto mais humilhado ainda, porque é um direito nosso e a gente fica nas mãos dos outros, sem solução”, detalhou.
Com a falta de iluminação, moradores também se preocupam com a questão da segurança, em função do grande número de pessoas que transitam pela avenida, muitas fazendo caminhadas. E ainda alertam para outro perigo: as bases de sustentação dos semáforos. “Os sinais de trânsito estão todos caindo. Os parafusos, que fixam as bases, estão soltando. Esses sinais colocados na avenida já foram reaproveitados e os dois, da esquina da Beira-Valão, estão a ponto de cair. É uma tragédia anunciada. A gente tenta fazer alguma coisa funcionar, mas não consegue. Esperamos que o prefeito Rafael Diniz se sensibilize com a situação, e a Prefeitura solucione esses problemas”.
Outro morador, Jorge Machado, diz que já foram contabilizadas 69 lâmpadas queimadas. “Da Arthur Bernandes até a Nelson Rebel está tudo apagado. A gente faz a reclamação na Prefeitura, eles colocam uma lâmpada no ponto mai escuro, mas, por falta de manutenção, três dias depois está queimada de novo”.
Moradores denunciaram iluminação precária
Moradores denunciaram iluminação precária / Crédito: Isaias Fernandes
Ainda segundo Jorge, no trecho há postes e semáforos enferrujados, além de placas que já caíram e não foram repostas. O morador alerta que a precariedade dos equipamentos seria um risco eminente para os moradores. “O poste que fica perto da pracinha do Parque Aurora, onde ficam crianças, e também de um quiosque, lugares bem movimentados. A qualquer dia ele pode cair e matar alguém”.
A Folha entrou em contato com a Prefeitura de Campos, para saber da Superintendência de Iluminação Pública se há previsão de reposição de braço de luz nos postes, identificados pelo leitor da Folha como ipo 3409; ipo 3410; ipo 3411; ipo 3412 e ipo 3429. Em nota, o órgão informou que “que para instalação de braço de iluminação, é necessária avaliação técnica pela equipe. Para essa avaliação, a superintendência orienta ir até a sede (rua Tenente Coronel Cardoso, nº 91) para preenchimento de um requerimento formal. A avaliação técnica será feita em seguida”.
  • Moradores denunciam precaridade de semáforos

    Moradores denunciam precaridade de semáforos

  • Moradores denunciam precaridade de semáforos

    Moradores denunciam precaridade de semáforos

  • Moradores denunciam precaridade de semáforos

    Moradores denunciam precaridade de semáforos

  • Moradores denunciam precaridade de semáforos

    Moradores denunciam precaridade de semáforos

  • Moradores denunciam precaridade de semáforos

    Moradores denunciam precaridade de semáforos

Quanto à manutenção nos pontos de iluminação, a superintendência explicou que “uma equipe encontra-se atuando desde a última sexta (22) na avenida Arthur Bernardes. Os trabalhos foram iniciados próximo à Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e seguem esta semana em direção à BR 101”.
Sobre os semáforos, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) informou que reparos vem sendo feitos em diversos semáforos no município, inclusive na Arthur Bernardes. "Em dois semáforos, específicos - na Arthur Bernardes com avenida José Alves de Azevedo - a equipe do IMTT vem monitorando e foram identificados pontos com presença de abelhas, que a Defesa Civil vai remover até a manhã desta terça (26)". Nesta tarde, o órgão informou que uma equipe da Defesa Civil Municipal já estava no local fazendo a remoção das abelhas. "Após a remoção das abelhas, será feito reparo pontual para reforço da estrutura e posterior troca da mesma, que está em processo aquisição através de licitação".
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS