Montagem / Folha da Manhã
O capitão da reserva Jair Bolsonaro (PSL) e o senador Romário (Pode) são os líderes nas corridas à presidência da República e ao Governo do Estado, respectivamente, no interior do Rio de Janeiro. É o que aponta a pesquisa de intenção de votos do Ibope realizada entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, a primeira realizada sem nome do ex-governador Anthony Garotinho (PRP), barrado pela Lei da Ficha Limpa pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou
De acordo com o levantamento, foram ouvidos 546 eleitores no interior do estado, 679 em cidades da periferia (Baixada Fluminense) e 777 na capital. Confira os números abaixo, com o percentual que cada candidato obteve no geral para governador e presidente entre parênteses.
Governo do Estado
- Romário (Pode): 24% (19%)
- Eduardo Paes (DEM): 20% (26%)
- Indio da Costa (PSD): 9% (10%)
- Wilson Witzel (PSC): 7% (7%)
- Marcia Tiburi (PT): 4% (5%)
- Tarcísio Motta (Psol): 3% (6%)
- Marcelo Trindade (Novo): 2% (2%)
- Pedro Fernandes (PDT): 2% (3%)
- André Monteiro (PRTB): 1% (1%)
- Dayse Oliveira (PSTU): 1% (1%)
- Luiz Eugênio (PCO): 1% (0%)
- Brancos/nulos: 21% (15%)
- Não souberam/não responderam: 6% (5%)
Presidência da República
- Jair Bolsonaro (PSL): 42% (32%)
- Fernando Haddad (PT): 14% (23%)
- Ciro Gomes (PDT): 10% (10%)
- Marina Silva (Rede): 6% (4%)
- Geraldo Alckmin (PSDB): 5% (7%)
- Henrique Meirelles (MDB): 2% (2%)
- Alvaro Dias (Pode): 1% (1%)
- Cabo Daciolo (Patri): 1% (1%)
- Eymael (DC): 1% (0%)
- Guilherme Boulos (Psol): 1% (0%)
- João Amoêdo (Novo): 1% (2%)
- Vera Lúcia (PSTU): 0% (0%)
- João Goulart Filho (PPL): 0% (0%)
- Branco/nulo: 10% (11%)
- Não souberam ou não responderam: 5% (6%)
Algumas curiosidades sobre os números apresentados. Para governador, Eduardo Paes é o líder em todo o estado, com 26%, mas Romário é o primeiro colocado no interior. Com maior aceitação na capital, Tarcísio Motta é apenas o sexto fora do Rio e da Região Metropolitano, numericamente atrás de Márcia Tiburi (PT). No entanto, é no interior que existe o maior percentual de brancos/nulos, com 21%, diante dos 14% no Rio e 12% na Baixada.
Já para presidência, Bolsonaro tem o maior índice de aprovação no interior, com 42%, contra 39% na capital e 37% na Baixada Fluminense.