Mutirão em mais cinco bairros nesta sexta
28/06/2018 19:00 - Atualizado em 29/06/2018 13:22
Mutirão de combate ao Aedes
Mutirão de combate ao Aedes / Supcom
Mais cinco bairros de Campos irão receber nesta sexta-feira o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Essa é a 7ª ação integrada realizada no município, que vive um momento de surto com 1.594 casos de chikungunya confirmados. Também nesta sexta, às 10h, representantes da Vigilância em Saúde de Campos e do Comitê de Arboviroses vão conceder entrevista coletiva, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), onde irão abordar o quadro atual da doença.
O mutirão desta sexta acontece nos parques João Maria, São Benedito, João Seixas, São Lino e no bairro Rui Barbosa. Desde a intensificação das ações, em maio, agentes do CCZ visitaram 18 mil imóveis, em 28 bairros. Encontraram 409 focos do mosquito nas residências, recolheram cerca de 170 pneus. Mais de 11.700 casas estavam fechadas.
Também em maio, a Vigilância em Saúde divulgou o resultado do último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), que foi 6,1, acima do esperado pela equipe e desde então, as ações têm sido intensificadas.
Os sintomas da chikungunya são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local. (M.S.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS